terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Analgésicos podem acarretar em vício de heroína em jovens

Três quartos dos usuários jovens de heroína, geralmente estudantes do ensino médio, começam a usar substâncias opioides prescritas, antes de começarem a usar drogas pesadas, revelaram os cientistas. 

Muitos adolescentes que abusam de analgésicos não estão cientes de que as pílulas podem ser viciantes. Como resultado, medicamentos de prescrição são muitas vezes a porta de entrada para esses adolescentes, disseram os especialistas.

O vício de medicamentos deixa os jovens confiantes, encorajando-os a seguir em frente com o abuso de heroína, segundo o estudo realizado pela Universidade de Nova York, nos EUA. “Cerca de 12,4% dos alunos relataram o consumo de opiáceos não-medicinais e 1,2% relataram uso controlado”,disse o Dr. Joseph J Palamar, coautor do estudo. “Como a frequência de uso de opiáceos aumentou, o mesmo aconteceu com as chances de relatar o uso de heroína, com mais de três quartos dos usuários relatando consumo de opiáceos não-medicinais”, completou.

O abuso frequente de opiáceos por adolescentes está associado com o aumento do uso de heroína, segundo o Dr. Palamar. O estudo usou dados do ‘Acompanhamento do Futuro’, um estudo anual dos EUA sobre comportamentos, atitudes e valores de alunos do ensino médio em todo o território nacional. A pesquisa é administrada em cerca de 130 escolas públicas e privadas, em 48 estados, abrangendo cerca de 15 mil estudantes.

Dr. Palamar e sua equipe investigaram resultados de 2009 a 2013, descobrindo que o consumo de opiáceos recente - nos últimos 30 dias - foi um fator de risco considerável por consumo de heroína. Quase 23,2 % dos estudantes que relataram o uso de opioides por mais de 40 vezes, também relataram o uso de heroína. As mulheres e os estudantes que viviam com os pais possuíam menor risco de relatar abuso de opioides e heroína. Por outro lado, os alunos negros e hispânicos eram menos propensos a relatar o abuso de prescrição de opioides do que os alunos caucasianos.

Intervenções futuras devem, portanto, ser destinadas à diminuição do nível de prescrição de opioides em número abusivo para adolescentes, podendo ajudar a prevenir o início do consumo de heroína. “A importância e a urgência da necessidade de prevenção, tratamento e intervenção não podem ser suficientemente enfatizadas”, disse o coautor do estudo, Dr. Pedro Mateu-Gelabert.

Os pesquisadores também descobriram que muitos dos adolescentes que abusam de opioides não estão conscientes dos seus efeitos prejudiciais. Eles não acreditam nas advertências que as bulas dos medicamentos carregam. No entanto, essas pílulas que os adolescentes consomem em excesso poderiam colocá-los em grave risco de overdose e dependência química.
Créditos: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.