quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

STF notifica Cunha a apresentar defesa em 10 dez dias

Apesar dos recessos do Judiciário e do Legislativo, o ano político de 2016 começou, de fato, nesta terça-feira (5), com a notícia de que já saiu do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki notificação ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre o pedido feito ao tribunal para afastá-lo do cargo. Zavascki, que conduz a relatoria dos processos ligados à operação Lava Jato, solicitou ao parlamentar que envie sua defesa dentro de dez dias, a serem contados a partir da assinatura dele (Cunha) cientificando tal recebimento.
Por conta do período de recesso do Judiciário, os servidores do STF só voltam a trabalhar normalmente na quinta-feira (7), quando será encaminhada a notificação. E o prazo de dez dias também só poderá ser contado depois da volta de todas as atividades do tribunal, programadas para 1º de fevereiro.
A solicitação de afastamento de Cunha foi encaminhada ao STF no último dia 16 de dezembro pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com o argumento de existir nítida comprovação de que ele usa a presidência da Câmara para atrapalhar as investigações feitas sobre sua conduta, além de manipular votações e apreciações de matérias legislativas. Na peça jurídica encaminhada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alegou que esse afastamento, que terá de ser votado pelo colegiado do tribunal, é questão de “ordem pública”, diante dos fatos graves relacionados a Cunha.
Mas, como além desses empecilhos de prazo, o pedido enviado oficialmente para Eduardo Cunha só terá a contagem de dias para entrega de sua defesa iniciada quando for assinado pelo deputado, seus adversários não se esquecem de que, nas últimas semanas de dezembro, ele manobrou para atrasar o recebimento do processo que corre contra sua conduta no Conselho de Ética.
Quando o Conselho conseguiu, depois de quase dois meses, aprovar a autorização para abertura de investigação contra o parlamentar no órgão, Cunha se esquivou de assinar o recebimento com o resultado da votação por mais de duas vezes. O que se espera é que o deputado atue de forma semelhante, usando as alternativas que tiver disponíveis para ganhar tempo.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.