terça-feira, 17 de maio de 2016

Cientistas americanos produzem clone do Zika vírus e avançam na busca por vacina

Cientistas americanos anunciaram que conseguiram clonar o Zika vírus numa tentativa de acelerar a busca por uma vacina. O clone produzido pelos pesquisadores é uma réplica do tipo do vírus que está se espalhando pelas Américas e que tem sido associado a um boom nos casos de microcefalia e demais malformações cerebrais em bebês.
Em testes realizados na Universidade do Texas, o clone conseguiu infectar mosquitosAedes aegypti , que carregam o Zika, e provocou a doença em ratos de laboratório. O estudo foi publicado na revista científica Cell Host & Microbe . Especialistas afirmam que esse experimento pode ser usado para ajudar no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a doença – a esperança é que uma possa estar pronta para testes já nos próximos meses.
Apesar dos avanços, a criação de uma vacina eficaz e segura o suficiente para ser oferecida para o público geral pode levar anos. O Zika vírus pode causar sérios problemas aos fetos, embora normalmente a mãe não apresente nenhum sintoma visível. Segundo pesquisadores, uma vacina que proteja gestantes e outras pessoas com riscos maiores de infecção é uma das formas mais eficazes de combater a doença. Muitos grupos de pesquisa ao redor do mundo trabalham para tentar desenvolvê-la.
O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos espera dar início aos testes clínicos em humanos em setembro. Ainda é necessário encontrar uma versão mais “segura” do Zika vírus, ou seja, que seja capaz de reagir à infecção sem que a doença seja causada. A equipe da Universidade do Texas afirma que a clonagem do vírus pode ajudar os cientistas a atingir esse objetivo.
Créditos: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.