sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nasa descobriu mais de cem planetas do tamanho da Terra

Uma representação artística mostra um exoplaneta que pode ser habitável
A Nasa anunciou uma grande descoberta na última terça-feira (10): 100 novos planetas fora do sistema solar foram descobertos, pelo telescópio espacial Kepler. As descobertas fazem parte de uma lista de 1.284 novos planetas detectados com o Kepler. Eles são chamados exoplanetas, ou seja, planetas que têm sua órbita em estrelas fora do sistema solar.
Ellen Stofan, que é a cientista-chefe da agência espacial americana, disse que isso mais que duplica o número de exoplanetas que foram descobertos pelo Kepler. “Isso nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, poderemos, eventualmente, descobrir um planeta parecido com a Terra”, disse a cientista.
O observatório espacial já monitorou, desde que foi lançado, em 2009, 15.000 estrelas, buscando sinais de corpos em órbita, principalmente dos que possam dar mostrar a possibilidade de serem capazes de sustentar a vida. Até o momento, já foram encontrados cerca de 5.000 candidatos a planetas – desses, 3.200 já foram verificados e 2.325 foram descobertos pelo telescópio.
Há nessa nova descoberta, aproximadamente 550 corpos que podem ser rochosos como a Terra, diz a Nasa, que complementou dizendo que dos novos planetas, nove orbitam zonas habitáveis de seu sol, ou seja, a distância de uma estrela que se pode registrar temperaturas que permitem que exista água na sua forma líquida. Os novos exoplanetas possivelmente habitáveis somam-se a outros 21 exoplanetas já identificados por orbitarem a zona habitável de suas estrelas.
Pelas análises das estatísticas do Kepler, os astrônomos conseguem compreender melhor como podem ser esses novos planetas. Uma das cientistas da Missão Kepler, Natalie Batalha, conta que cálculos apontam para a possível existência de mais de 10 bilhões de planetas potencialmente habitáveis somente na Via Láctea. Batalha acrescentou: “Se você se perguntar onde pode estar o planeta habitável mais próximo, está a cerca de 11 anos-luz, o que é muito perto”, acrescentou.
Créditos: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.