quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cidade paraibana recebe 1.716 novas empresas e gera mais de cinco mil empregos

A cidade paraibana de Cabedelo recebeu, desde novembro de 2013, 55 novas empresas por mês, gerando mais de cinco mil novos empregos. Os dados são da Secretaria de Planejamento (Seplan), que ainda contabiliza, no total, a criação de 1.716 novos empreendimentos, entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas Individuais (MEI).
De novembro de 2013 até agora, foram abertas 429 ME; 132 EPP; 928 MEI; e 227 demais modalidades, entre sociedades limitadas e médias e grandes empresas.
Os números, segundo a Seplan, devem-se ao êxito das políticas de gestão adotadas desde os primeiros dias de governo, que vão desde as melhorias na atenção e recepção de novos empreendedores até a modernização tecnológica dos procedimentos.  
“O crescimento e a procura da nossa cidade por empresas importantes para o setor econômico e social deve-se, dentre outros fatores, a mudança de algumas políticas em Cabedelo. Temos, por exemplo, buscado reduzir o tempo de processamento de informações e emissões de alvarás e licenças, bem como oferecer maior segurança jurídica em nossos procedimentos. Mas, de forma importante, esse número representa a melhoria na eficiência de conquistar a instalação e/ou o funcionamento de novas empresas em Cabedelo”, ressalta o secretário de Planejamento, Adalberto Otávio Oliveira da Silva.
A Seplan é uma das pastas responsáveis pelas autorizações, emissões de diversas licenças e fiscalizações. Junto com demais órgãos, a Secretaria vem investindo em capacitações e implementando diversos procedimentos legais internos. Tudo visando a desburocratização e a informatização dos processos, bem como uma maior dinâmica dos setores de fiscalização, de forma a dar a melhor orientação possível aos interessados em estabelecer empresas no município.
Redesim - Uma das principais ações da Seplan foi a adesão ao sistema Redesim Paraíba - ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Cabedelo foi um dos primeiros municípios paraibanos a aderir ao programa, em novembro de 2013.
Através do site do Redesim, são obtidas, preliminarmente, orientações sobre abertura, alterações e baixa de empresas, bem como acompanhamento de processos. Com esse recurso, o empreendedor constitui sua empresa em até 96 horas após o deferimento da consulta prévia online na Junta Comercial e na Seplan de Cabedelo. Também já pode ser obtido o Alvará de Funcionamento online.
“Cabedelo é uma cidade portuária de grande potencial turístico e comercial que fica na região metropolitana de João Pessoa, entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. A beleza natural de suas paisagens, a qualidade de vida do povo cabedelense, traduzida pela tranquilidade de suas ruas, o Porto e a proximidade com a capital do estado da Paraíba são fatores de estímulo à vinda de novas empresas para o município, principalmente após a reestruturação administrativa que vem sendo implantada na atual gestão”, finalizou Adalberto.
Créditos: Paraíba Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.