quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Confira 6 alimentos que diminuem o risco de câncer

cerveja
Se você acredita que o câncer é uma doença que pode ser desenvolvida facilmente e que nosso corpo não possui formas eficientes de detê-la, você pode estar enganado! Segundo um artigo publicado no The Conversation, pelo professor de Nutrição, da Universidade Deakin, Tim Crowe, a maioria dos casos da doença é considerada evitável por meio da alimentação de um estilo de vida adequados.
 O câncer é uma doença temida no mundo todo. Na Austrália, a doença é responsável por 30% das mortes anuais. Os tumores mais comuns que atingem os australianos são: os de próstata, intestino, mama, melanoma e pulmão. A exposição ao Sol e o cigarro são os grandes responsáveis pelos dois últimos tipos da doença. Porém, exercícios e hábitos saudáveis diminuem os riscos de uma pessoa desenvolver câncer. De acordo com uma publicação do Journal of the American College of Nutrition, seis novas diretrizes sobre a prevenção de câncer a partir da alimentação foram estudadas.
(1) - Não há um alimento que podemos considerar como o grande detentor do câncer, porém frutas e legumes podem chegar perto disso, oferecendo grandes benefícios. Elas podem fornecer antioxidantes, fibras, fitoquímicos e ainda controlar o peso. As folhas verdes são uma ótima opção e devem ser ingeridas com mais frequência porque possuem muitos nutrientes. Entre elas estão brócolis, espinafre, alface e couve.
(2) - Quando o assunto do álcool vem à tona, é muito discutido. Enquanto que para muitos o consumo está ligado ao bem-estar do coração, para pesquisadores, a bebida está ligada ao câncer da boca, esôfago, mama, cólon e fígado, aumentando o risco. Ele também pode danificar o fígado, diminuir os níveis de nutrientes benéficos – como o folato – e aumentar a solubilidade de outros químicos cancerígenos. O consumo de álcool pode danificar diretamente o DNA celular. Portanto, é importante estabelecer um estilo de vida, para que não seja necessário abrir mão da sua bebida favorita.
(3) - Segundo o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF), está cada vez mais clara a ligação entre carne vermelha e o câncer colorretal. O WCRF recomenda ainda que o consumo de carne vermelha por semana seja de 500 gramas. Se isso apavora os amantes de carne, a boa notícia é que peixe e frango podem ser alternativas saudáveis. Mas as precauções não param por aqui. Ainda de acordo com a pesquisa, é preciso evitar queimar a carne, especialmente as grelhadas ou fritas. Quando a carne – vermelha, de frango ou peixe – é cozida a temperaturas elevadas por um longo tempo, eles podem produzir aminas heterocíclicas (HCAs).
(3 e 4) - A soja é um ótimo alimento para mulheres, pois seu consumo reduz o risco de câncer de mama. Ela contém fitoquímicos chamados isoflavonas que possuem estruturas químicas parecidas com as do estrogênio. As isoflavonas inibem parcialmente o estrogênio natural da mulher e estimula o crescimento celular. 
Esses alimentos estão presentes em dietas vegetarianas, e os mais recomendados são os de soja naturais, como edamame, tempeh ou tofu. Já para as mulheres que estão realizando tratamento contra o câncer de mama com receptores de estrogênio, é importante evitar o uso de suplementos de soja, já que eles possuem altas concentrações de isoflavonas.
(6) - De acordo com o WCRF, embora haja evidências de que os produtos lácteos possam aumentar o risco de câncer de próstata, há também estudos que mostram que o leite e o cálcio podem reduzir o risco de câncer colorretal.
Uma dieta rica em cálcio pode ocasionar uma diminuição da produção de vitamina D. Essa vitamina é um importante regulador do crescimento celular, e seu consumo desenfreado pode levar ao crescimento descontrolado das células de câncer da próstata.
Já no cólon, o cálcio pode ligar-se a compostos cancerígenos no intestino, fazendo com que sejam facilmente excretados. O cálcio também pode influenciar diretamente no desenvolvimento das células, diminuindo a proliferação. Portanto, se você é homem e possui caso de câncer de próstata na família, deve ficar atento à quantidade de lácteos ingerida.
Outras formas de reduzir o risco de câncer:
 Embora não faça parte das recomendações nutricionais, a atividade física é um hábito que pode ser considerado como prevenção de câncer, podendo diminuir de 20 a 40 por cento a chance de câncer de cólon e de mama. Qualquer atividade física praticada por 30 a 60 minutos diariamente é válida para esse fim.
Os níveis de gordura no corpo também devem ser controlados, principalmente os localizados na cintura, pois trazem riscos à saúde. Homens devem ter uma circunferência abaixo de 94 centímetros, e a das mulheres não deve passar de 80 centímetros. As orientações sobre a prevenção do câncer foram mudando conforme a Ciência foi se desenvolvendo. O que podemos hoje afirmar é que ingerir alimentos vegetais, beber com responsabilidade, evitar se expor em excesso ao Sol e não fumar são atitudes necessárias para evitar a doença.
As orientações de prevenção de câncer não devem ser vistas como uma prescrição para limitar sua vida, mas caminhos para que você tenha uma vida mais longa e saudável.
(Por IFLS /Foto: Reprodução / Pixabay ).
Créditos: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.