terça-feira, 11 de outubro de 2016

Prefeitos mudam de partido após vencer nas urnas

Poucos dias após a eleição do dia 02, alguns prefeitos eleitos nem esperaram assumir o cargo para anunciar que irão mudar de partido.  De uma só vez, cinco futuros gestores informaram, nesta segunda-feira (10), que integrarão o ‘exército’ girassol comandado pelo PSB. Destes, três são do PMDB, um do PMN e um do PSDB.  Especialista em direito eleitoral, Ricardo Sérvulo garante que a mudança de partido não prejudica os novos gestores.
São eles: Manoel Bezerra Rabelo (PMN) – Manaíra, mais conhecido como Nel; Zé Inácio (PSDB), Santana de Mangueira; Divaldo Dantas (PMDB), Itaporanga; Doca (PMDB), de Mato Grosso; e, Magno de Bá, também do PMDB de  Passagem. O anúnciou aconteceu durante o encontro realizado entre governador o Ricardo Coutinho (PSB) e 54 prefeitos e 17 vice-prefeitos eleitos. O evento aconteceu no Hotel Sapucaia, em Tambaú.
Apesar de ter anunciado mudança partidária, Divaldo Dantas informou que só oficializará a troca após assumir o cargo, em janeiro de 2017.  Zé Inácio informou que já vinha apoiando o PSB ao votar no governador Ricardo Coutinho. “Eu já votei no governador duas vezes espero poder administrar a cidade a partir de janeiro com a ajuda dele”, afirmou Nel.
Edvaldo Rosas afirmou que o acerto para que esses prefeitos migrassem para o PSB foi  feito antes das eleições  e teve o deputado estadual Hervázio Bezerra como o grande articulador.  Segundo ele, o encontro com os prefeitos e o governador tem o objetivo de unificar as gestões municipais com as ações do Governo do Estado para os próximos quatros anos.
“Na eleição deste ano o PSB cresceu 100%. Passou de 28 prefeitos para 54. Além disso, passamos de vereadores para 400 e contamos com a adesão de mais cinco prefeitos neste encontro”, declarou Rosas.
Realidade das urnas será diferente em 2018
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Hervázio Bezerra, a realidade apresentada nas urnas na eleição deste ano será totalmente diferente do cenário de 2018, quando ocorrerá a eleição para o Governo do Estado. “Isso vai mudar e muito daqui a alguns dias. Qual o prefeito que não quer se aliar a ele (Ricardo Coutinho) e fazer o município crescer no mesmo patamar da Paraíba?”, indagou o parlamentar.
Para Hervázio, é preciso saber diferenciar a eleição para prefeito e para o governo para não cantar vitória antes do tempo. “Alguns prefeitos vão mudar de legenda, de agrupamento político. Tem muita coisa para acontecer. Essas coisas só começam a acontecer a partir de janeiro não adianta fazer como fizeram no passado e querer cantar vitória antes do tempo”, disse se referindo ao grupo o PSD, PSDB e PMDB em João Pessoa, que reelegeu o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) no primeiro turno.
O presidente estadual do PMDB, senador José Maranhão, disse que não tem conhecimento da intenção dos três prefeitos peemedebistas de  migrarem para o PSB. Segundo ele, apenas o prefeito de Itaporanga Divaldo Dantas teria informado a possibilidade de mudança.
“Ele (Divaldo) me telefonou dizendo que tinha essa pretensão, mas que não iria mais passar de lado. Agora, ele está meio bando, mesmo, porque esta havendo uma grande revolta do eleitorado da cidade com essa possibilidade e ele também teme perder o cargo caso mude de partido”, comentou José Maranhão.
O senador disse, ainda, que prefeitos de outros partidos estão lhe procurando para ingressar no PMDB. “Mas eu estou orientando esses prefeitos a esperarem um pouco, porque a nova legislação os atinge no caso de infidelidade partidária”, declarou.Fonte: Portal Correio.
Créditos: Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.