terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Fome deixa Sudão do Sul perto da catástrofe humanitária, diz ONU

Resultado de imagem para Fome deixa Sudão do Sul perto da catástrofe humanitária, diz ONUUm relatório da ONU deu visibilidade mundial a uma tragédia. A fome no Sudão do Sul: um país africano, produtor de petróleo, que se tornou independente há menos de seis anos. Cem mil pessoas não têm absolutamente nada para comer. Um milhão são classificadas à beira da fome e cinco milhões vivem em estado de insegurança alimentar, que representam mais de 40% da população.

Duzentas e cinquenta mil crianças já estão gravemente desnutridas e mais de um milhão vão ficar em pouco tempo. O caos no Sudão do Sul, nação africana fundada em 2005 e independente desde 2011, foi provocado por guerras.

A economia entrou em colapso. Os quase 13 milhões de sudaneses, grande parte de agricultores, precisam também de apoio agrícola. A FAO, agência das Nações Unidas para a alimentação, pede que o mundo se empenhe para ajudar, e que seja rápido, para evitar uma catástrofe humanitária. Se nada for feito para reduzir a gravidade e a propagação da crise, no pico da época de escassez de alimentos, em julho, o número total de pessoas que sofrem de insegurança alimentar vai aumentar em meio milhão.

Uma crise criada pelo homem. Em três anos de guerra a inflação chegou a 800%. Uma declaração formal do estado de fome, como a que foi feita pelo governo do Sudão do Sul, significa que as pessoas já começaram a morrer. Foto: ONU
Créditos: GI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.