O coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos anunciou durante entrevista ao programa Espaço Público da TV Brasil nesta terça-feira (17) que o MTST fará uma manifestação nesta quarta-feira em São Paulo. "Estar nas ruas e fazer mobilização não é um ponto negociável. O que nós prometemos é que não haveria manifestações que inviabilizassem a Copa do Mundo", explicou Boulos em relação ao acordo feito com o governo federal no último dia 09, três dias antes da abertura da Copa .
A pauta da manifestação em São Paulo é em relação ao plano diretor da cidade, que deve ser revisado este ano e está em discussão na Câmara Municipal. Para Boulos, existem muitos interesses particulares que atrapalham o andamento do projeto. O MTST já havia realizado umamanifestação em frente à Câmara Municipal no mês passado para pedir, entre outras coisas, agilidade na votação do plano diretor. Segundo Boulos o problema enfrentado em São Paulo na questão habitacional se reflete em todo o país. "O Estado brasileiro é controlado por empreiteiras, elas financiam as campanhas e depois cobram a fatura", considera.
Boulos defende que a única maneira de realizar uma política habitacional no país é frear a especulação imobiliária por meio da regulação pública do custo dos aluguéis. "A política habitacional é controlada pelo setor privado e segue a dinâmica do capital imobiliário, que é uma dinâmica de exclusão". Para acabar com essa lógica, Boulos defende que seja feita uma reforma política, que acabe com o financiamento privado de campanhas, o que impossibilitaria que as empreiteiras fossem as principais financiadoras de campanhas políticas.
Créditos:EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.