A cada dois minutos um brasileiro morre por causa de doenças cardiovasculares, 350 mil a cada ano e um dos principais motivos dessa epidemia é que a população ainda não dá a devida importância à hipertensão arterial.
Dos milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão arterial, somente 20% mantém a pressão controlada o que é fácil e também barato de conseguir. O restante corre o risco de ter um infarto ou derrame (AVC) e nem imagina que pode engrossar a estatística de óbitos prematuros.
Para diminuir drasticamente o número de vidas que se perdem por doenças relacionadas com o coração, a Sociedade Brasileira de Cardiologia promove campanhas e ações de conscientização em todo o país para que a população conheça a sua pressão arterial divulgando o estilo de vida saudável e, principalmente, ingerindo a medicação quando prescrita pelo médico. \"Alimentação rica em legumes, frutas e verduras, com pouca gordura, sem frituras, sem cigarro, exercício físico constante, controle do peso, do colesterol e da pressão arterial, além de jamais esquecer de tomar o remédio, que é para a vida toda\" orienta o coordenador nacional da campanha, Marcus Bolivar Malachias.
A pressão é mais baixa nas pessoas que praticam exercício, procuram consumir pouco sal e mantém um peso adequado. Mas mesmo quando a pressão é alta naturalmente – há famílias que geneticamente tendem a ter pressão alta, o tratamento é fácil e o SUS distribui o remédio para controlar a pressão de graça.
\"O problema é que como a hipertensão não incomoda e não provoca sintomas, os hipertensos muitas vezes abandonam o tratamento, param de tomar as pílulas recomendadas e então voltam a correr risco de infarto e de AVC\", conclui o cardiologista.
Créditos: Pautas Incorporativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.