Com o comércio eletrônico (e-commerce) disparado à frente, as vendas totais do varejo apresentaram crescimento de 4,1% em março de 2015, se comparadas ao mesmo mês de 2014. Os dados foram divulgados pela MasterCard Advisors, na quarta-feira (22).
O resultado da pesquisa não inclui os dados dos segmentos de automóveis e materiais de construção, de acordo com o SpendingPulse, relatório de vendas do comércio varejista brasileiro da MasterCard, uma das maiores operadoras de cartão de crédito no país.
Segundo os dados divulgados, o destaque da forte recuperação nas vendas ao consumidor é o e-commerce, que mostra uma escalada de 17,1% no terceiro mês do ano em relação ao resultado de 2014. Nas vendas online, cresceram acima da média os setores de móveis e vestuário, enquanto o de eletrônicos ficou abaixo do índice.
O resultado representa uma reversão no comércio varejista em relação ao mês anterior (fevereiro), que, segundo o relatório, registrou queda de 5,1%. Com o resultado de março, as vendas do trimestre praticamente recuperaram o nível do último trimestre de 2014, que teve alta de 0,9%. A diferença a menos entre os dois períodos foi de apenas 0,1%.
Dos sete setores avaliados, vestuário, móveis e eletrônicos, farmácias, itens domésticos e pessoais ficaram acima da média, enquanto o de combustíveis e supermercados ficaram abaixo da média, informa a nota.
De acordo com a assessoria de imprensa responsável pela conta da MasterCard, o setor de material de construção também registrou crescimento, embora seu resultado econométrico não tenha sido considerado pelo relatório.
O SpendingPulse afirma que o maior número de dias úteis no mês de março deste ano contribuiu para o crescimento nas vendas. “Devido ao Carnaval em fevereiro, março teve dois dias úteis a mais, resultando em um aumento no comparativo com 2014”.
Créditos: Agencia PT
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