O Programa de Investimentos em Logísticas – PIL, que o governo lança amanhã, deve garantir investimentos de R$ 130 bilhões a R$ 190 bilhões na economia, destacou hoje o líder do governo na Câmara, José Guimarães. A receptividade que o mercado demonstrar, dizem assessores palacianos, será um importante indicador do humor empresarial no momento em que o governo deflagra um conjunto de medidas que vêm sendo chamadas de "agenda positiva".
André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, diz que o pacote de concessões será mesmo um importante indicador das expectativas do empresariado e do mercado em relação à economia brasileira. Elas serão positivas se, na hora dos leilões, houver grande interesse pelas concessões anunciadas de portos, rodovias, ferrovias e aeroportos.
"Acredito que, embora a situação da economia brasileira hoje seja muito ruim, o mercado se moverá apostando em um quadro melhor em 2016. Vale dizer, em juros menores, em maior crescimento e em inflação mais baixa. O interesse nas concessões estará diretamente ligado a estas expectativas. Mas isso veremos não amanhã, no lançamento das concessões, e sim quando ocorrerem efetivamente os leilões, o que ainda levará algum tempo" – diz o economista.
As medidas serão lançadas amanhã às 10 horas, em um solenidade que o Planalto está produzindo com esmero para valorizar o início da agenda positiva. Espera-se por lá um grande afluxo de políticos da base governistas, empresários e executivos do mundo dos negócios. Em seguida Dilma viajará para a Bruxelas, para participar de encontro entre a Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) com a União Europeia. O plano de investimentos terá execução imediata, afirmou hoje o ministro de Comunicação Social, Edinho Silva.(Reuters).
Créditos: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.