O Ministério da Defesa estima em 2 milhões o número de jovens que farão o alistamento militar obrigatório em 2016. O registro é compulsório para todos os homens que completam 18 anos no próximo ano, conforme previsto na Constituição Federal. A estimativa é que 100 mil deles sejam incorporados para o serviço militar nas Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha).
O período de realização do alistamento vai de 1º de janeiro a 30 de junho na Junta de Serviço Militar administrada pela prefeitura de cada cidade. Para saber onde é a junta mais perto acesse http://dsm.dgp.eb.mil.br.
É preciso levar os seguintes documentos para fazer o alistamento: - certidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção. - comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; - 01 (uma) fotografia 3x4 (recente, de frente e sem retoques).
- Conforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009 podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):
carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional;passaporte;carteira de identificação funcional; outro documento público que permita a identificação do alistado.
O alistamento é importante para a obtenção de documentos como passaporte e carteira profissional de trabalho. Sem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) não é possível também se inscrever em uma universidade ou mesmo assumir uma vaga no serviço público, por exemplo.
Créditos: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.