Há 3 semanas atrás a Mercedes Bens anunciou o fim da produção de automóvel no Brasil. Desta vez foi a Ford que anunciou nesta segunda-feira, 11, o fim de uma história de um século de produção de carros no Brasil.
A montadora, que já tinha encerrado a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no País: Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka, Taubaté (SP), que produz motores, e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.
Segundo informações do sindicato, somente em Camaçari o fechamento da fábrica acarretaria a demissão de mais de 10 mil trabalhadores, isso sem levar em conta a reação em cadeia do impacto que pode ter em outras fábricas fornecedoras de peças para a montagem dos automóveis.
Serão mantidos no Brasil a sede administrativa da montadora na América do Sul, em São Paulo, o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia, e o campo de provas de Tatuí (SP).Em comunicado, a Ford informa que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil. A multinacional americana acrescenta que a pandemia agravou o quadro de ociosidade e redução de vendas na indústria."
A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável", afirmou, em nota, Jim Farley, presidente e CEO da Ford.Essa decisão escancara a irracionalidade capitalista, enquanto milhares de trabalhadores estão morrendo pelas consequências da Covid-19, devido a falta de leitos de UTIs, os grandes capitalistas que só se preocupam com seus lucros preferem intensificar a crise capitalistas colocando milhares de trabalhadores nas ruas ao invés de reconverter a produção e utilizar toda a estrutura da fábrica para o combate a pandemia.
A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Com A Ford informações da agência do Estado. Créditos: Esquerda Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.