A vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano) ganhou mais uma indicação devidamente aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): prevenir o câncer anal em ambos os sexos. Até então, a imunização era indicada para blindar as mulheres contra o câncer de colo de útero e os homens de verrugas genitais. Segundo o In
ca (Instituto Nacional do Câncer), o tumor é raro e representa de 1% a 2% de todos os cânceres do cólon e de 2% a 4% de todos os tipos de tumores que acometem o intestino grosso.
No entanto, o ginecologista Dr. Nelson Valente Martins, professor adjunto de Ginecologia Oncológica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que nos últimos anos a incidência de câncer de ânus vem aumentando de forma alarmante e já ultrapassou os tumores de vulva e vagina.
— O câncer anal é mais frequente entre homossexuais, pacientes com HIV e mulheres com lesões induzidas por HPV, mas isso não exclui outros grupos de contrair a doença. Por isso, todos precisam adotar métodos de prevenção.
Leia mais no R7.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.