O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (5) as notas preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola. Os colégios federais correspondem a 77 das 100 melhores escolas públicas no Enem. Além disso, as dez mais bem colocadas escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste.
Esse é a conclusão do Inep, levando em consideração as instituições de grande porte (com mais de 90 alunos que fizeram o Enem), onde mais de 80% dos alunos que também fizeram o exame cursaram todo o ensino médio (alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.
A escola pública de melhor desempenho na redação do Enem do ano passado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). E a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo da lista. Entretanto, o Inep destaca o recorte em que essa lista foi feita.
Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o Inep está propondo pela primeira vez rankings alternativos à listagem pelas maiores notas. “A primeira da lista não é necessariamente melhor, porque existem fatores externos que podem determinar isso. Queremos aproximar o resultado do mundo real e ver a contribuição efetiva das escolas”, disse.
Créditos: Agencia PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.