Um grupo com dezenas de organizações da sociedade civil lançou a campanha ‘Renda Básica que Queremos’. A iniciativa defende a criação de uma Renda Básica Emergencial destinada aos 77 milhões de brasileiros que vivem com renda familiar inferior a três salários mínimos.
O valor proposto pela campanha é de R$ 300 mensais para cada membro da família, incluindo adultos, crianças e idosos, o que garante o acesso a recursos básicos em tempos de crise. O período de vigência da Renda Básica proposto é de 6 meses.
Para chegar até essas famílias, as organizações sugerem que seja utilizado o Cadastro Único, conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são, hoje, utilizados pelo Governo Federal, pelos estados e prefeituras para implementação de políticas públicas voltadas à promoção de melhoria de vida dessas famílias, como o Programa Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
A iniciativa exige um investimento de cerca de R$ 20,5 bilhões por mês, o equivalente a 0,28% do Produto Interno Bruto (PIB), resultando em 1,68% de investimento pelo período proposto de 6 meses.
As organizações e movimentos sociais que promovem a campanha estão em contato com deputados federais e senadores para que a medida seja aprovada com urgência. Para apoiar a iniciativa, acesse: rendabasica.org.br. Imagem BBC.
Créditos: Observatório do Terceiro Setor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.