O ex-presidente Lula é foco do Ministério Público Federal e da Polícia Federal em seis frentes de apuração, que abordam diferentes acusações, como favorecimentos a empresas e recebimento de propina.Conforme um balanço feito pelo jornalista André Guilherme Vieira, do Valor Econômico, documentos anexados a investigações, apontando negócios ligados direta ou indiretamente ao ex-presidente, mostram o cerco do MPF e da PF contra o petista.
No Distrito Federal, foi aberto um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) sobre suposto tráfico de influência em favor da Odebrecht, sobre o qual Lula já prestou depoimento espontaneamente no último dia 15 de outubro.
Pela Operação Zelotes, a acusação é de que seu filho Luís Cláudio Lula da Silva tenha recebido dinheiro de uma empresa que atua como lobista de montadoras de veículos. O repasse seria referente à suposta 'compra' de uma medida provisória que traria benefícios ao setor automotivo. Seu ex-ministro Gilberto Carvalho também estaria envolvido, segundo a PF.
Na Lava Jato, os investigadores apontam suspeitas no pagamento de empresas investigadas à LILS, criada por Lula para receber por suas palestras, e ao Instituto Lula. São centenas de quebras de sigilo, além de laudos que discorrem sobre informações obtidas durante ações de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas investigadas.
Ainda na Lava Jato, existe a suspeita de que um navio-sonda da Petrobras teria sido entregue, sem licitação, à operação do Grupo Schahin por intermediação do empresário José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Em troca, o banco Schahin quitaria uma dívida de R$ 60 milhões da campanha de Lula de 2006.
Lideranças petistas, como o presidente do partido, Rui Falcão, falam em "perseguição" contra Lula, a fim de barrar uma provável candidatura à Presidência em 2018. Em seu último discurso, o ex-presidente criticou as denúncias, disse que pode haver três anos de pancadaria, mas que ele irá "sobreviver".
Créditos : Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.