Alimento também atua na prevenção da doença
Estudos já mostraram que soja e derivados podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Agora, uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology nesta segunda-feira (25) descobriu que o alimento pode melhorar a sobrevida de mulheres vítimas do câncer de pulmão. Estiveram envolvidos na investigação especialistas da Vanderbilt University Medical Center, do Shanghai Cancer Institute e do National Cancer Institute.
Para a análise, foram selecionadas 444 mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão que faziam parte do Shanghai Women?s Health Study. Todas responderam a um questionário detalhado sobre sua dieta. Dois anos depois, o questionário foi realizado novamente. Do total de participantes, 318 morreram nos três anos seguintes ao início do estudo.
Os resultados mostraram, entretanto, que aquelas que consumiam mais soja e derivados tiveram melhor sobrevida do que as que consumiam menos. A ingestão do alimento foi associada a um risco 11% menor de morrer em comparação com quem não consumia. Vale lembrar ainda que a soja já foi apontada como protetora dos pulmões, reduzindo em até 40% o risco de desenvolver um câncer nos órgãos entre os que a ingeriam.
A maior parte das mulheres da pesquisa nunca tinha fumado, o que serve de alerta para pessoas que associam a doença apenas ao tabagismo.
WSCOM Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.