A Síria irá realizar eleições presidenciais em 3 de junho, disse o porta-voz do Parlamento nesta segunda-feira, estabelecendo uma data para o pleito que deverá levar ao terceito mandato do presidente Bashar al-Assad, dias depois de ele ter dito que suas forças estão vencendo a guerra civil no país.
Assad enfrenta um conflito que já dura três anos contra seu regime e que já matou mais de 150 mil pessoas e forçou milhões a deixar suas casas.
Sob a constituição da Síria, a eleição deve ocorrer em julho, apesar de as potências internacionais que apoiam os oponentes de Assad terem descrito os planos como uma "paródia de democracia".
Assad não disse se iria participar da eleição, mas seus aliados do movimento xiita Hezbollah na Rússia e no Líbano disseram que ele irá participar e vencer.
Anunciando a eleição na emissora estatal, o porta-voz do Parlamento Mohamed Jihad al-Laham disse que os pedidos de candidatura serão aceitos até 1º de maio. A eleição para sírios que vivem no exterior ocorrerá nas embaixadas do país em 28 de maio, disse.
Assad disse em meados de abril que o conflito atingiu um "ponto de virada" devido às vitórias de suas forças militares contra os rebeldes, disse a mídia estatal. (Por Alexander Dziadosz).Foto: Diário Digital.
Créditos: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.