Dois astronautas da NASA, com seus trajes espaciais, flutuaram do lado de fora da Estação Espacial Internacional por cinco horas e meia neste sábado, completando com sucesso os primeiros passos para corrigir sistema de refrigeração do posto avançado.
A caminhada espacial, transmitida ao vivo pela TV da NASA, foi o primeiro para a NASA desde julho, quando o capacete espacial usado pelo astronauta italiano Luca Parmitano começou a encher com água, uma situação que poderia ter o levado a se afogar. Nenhum desses vazamentos foram detectados na caminhada espacial deste sábado, o primeiro de dois ou possivelmente três que serão necessários para concluir o reparo do sistema de refrigeração.
A operação foi motivada pelo desligamento de um dos dois sistemas de refrigeração dos EUA da estação, o que obrigou a tripulação a desligar os equipamentos não essenciais e suspender dezenas de experiências científicas.
Enquanto a tripulação de seis membros não está em perigo, o sistema de refrigeração restante não pode suportar os três laboratórios e outros módulos do lado dos EUA da estação de 100 bilhões de dólares, um projeto de 15 nações. A parte russa da estação tem um sistema de refrigeração separado.
Foto: AFP
Créditos: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.