De acordo com o estudo Brazil’s Next Costumer Frontier: Capturing Growth in the Rising Interior, do The Boston Consulting Group, as famílias de classe média e alta das cidades do interior do país serão o motor do crescimento do consumo do país. A previsão é de que estes consumidores representem um mercado de mais de US$ 600 bilhões em 2020, mais da metade do aumento do consumo no Brasil até lá.
Ainda segundo o estudo, poucas empresas conseguem aproveitar esta oportunidade, principalmente devido a falhas no atendimento a este mercado. Estas famílias do interior do país tem cerca de 20% a mais de renda disponível do que nas grandes cidades, mas consomem menos em certas categorias, como telefonia celular pós-paga e viagens.
Uma das razões apontadas para os gastos menores dos consumidores no interior é a falta de acesso ao pontos de venda. Aproximadamente 1400 cidades do interior com mais de 5 mil famílias não tem supermercados pertencentes à cadeia dos 20 maiores do país. Cerca de 5500 cidades não tem agências bancárias exclusivos do setor premium, voltadas para atender clientes de maior poder aquisitivo.
A pesquisa também mostra que estas famílias viajam menos por causa da distância em relação aos principais aeroportos e pela baixa oferta de voos para os destinos desejados por eles. Este público também é mais hesitante com compras pela internet, principalmente devido ao prazo de entrega e dificuldade de obter reembolso em caso de problemas.
Os consultores do Boston Consulting Group recomendam a expansão das empresas de varejo e também o desenvolvimento de campanhas de marketing locais, além de modelos de negócios que atinjam as necessidades desses consumidores, que tem padrões de consumo diferentes dos consumidores das grandes cidades.
O estudo é baseado em uma pesquisa com mais de 3.600 pessoas de famílias de classe média e alta nas capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, e pode ser encontrado em www.bcgperspectives.com.
Créditos: Jornal GGN
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