quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Exército cancela distribuição de água no sertão

Em virtude da estiagem que atinge o Nordeste, milhares de famílias dependem dos caminhões pipas para ter acesso à água. Uma das regiões que mais sofrem com a seca é o sertão cearense, apesar disso, o Exército suspendeu a distribuição de água em algumas regiões do Ceará, reduzindo em 50% a Operação Carro-Pipa, que leva água até cisternas de residências e comunidades no sertão cearense.

A decisão foi comunicada por meio de nota pelo 40º Batalhão de Infantaria, na cidade de Crateús, que alega falta de recursos que deveriam ser transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.O Sindicato dos Pipeiros do Ceará estima que cerca de 170 caminhões-pipa e 50 mil famílias foram afetados com a medida nas áreas que mais sofrem com a seca no estado: Sertão de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste.

A medida afeta de imediato o primeiro ciclo de distribuição de água para beber e cozinhar para cerca de 50 mil famílias moradoras de áreas rurais de Tauá, Parambu, Campos Sales, Salitre, Crateús, Monsenhor Tabosa, Aiuaba e Arneiroz.Atualmente, dos 155 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 65 têm menos de 30% da capacidade máxima. O maior reservatório do estado, o Castanhão, tem apenas 11% do volume. 

O problema da falta de água é tão grande que afeta milhões de brasileiros, incluindo crianças. No Brasil, 14,3% das crianças e adolescentes não conseguem ter o direito ao acesso à água garantido. São 7,6 milhões de crianças e adolescentes.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP). Por Maria Fernanda Garcia/Com informação do G1. Foto: EBC. Créditos: Observatório do Terceiro Setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.