sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pedalar acelera o emagrecimento



 Exercício aeróbico dos mais potentes, a bicicleta provoca uma perda de 700 calorias por hora, que é maior que se perde com atividades como caminhada, natação e dança. Por isso, quem deseja emagrecer e ao mesmo tempo tonificar os músculos das pernas e do abdômen, a popular magrela é uma excelente opção de atividade.
O exercício pode ser praticado na rua ou dentro da academia, sendo que o gasto de energia é até 50% maior ao ar livre, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Na rua, há mais obstáculos, como trânsito, poluição, buracos, lombadas, subidas e descidas, que podem causar quedas e lesões. Mas se a atividade for realizada com atenção e segurança, a dificuldade pode se tornar estimulo.
Você pode procurar pedalar em grupo, o que aumenta a diversão e torna a atividade mais segura. Se optar por pedalar sozinho, não abra mão dos equipamentos de segurança, como capacete, e claro, uma bike que melhor se adapte as suas necessidades.
Leia mais em WSCOM

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Gastos de brasileiros no exterior chegam a US$ 22,2 bilhões em 2012



 Os brasileiros gastaram US$ 1,426 bilhão a mais com viagens ao exterior, no mês de dezembro, do que os estrangeiros deixaram no país. Foi um aumento de US$ 275 milhões (2,41%) em relação ao mesmo mês de 2011. As despesas no ano com viagens internacionais somaram US$ 22,2 bilhões enquanto os estrangeiros deixaram US$ 6,4 bilhões no país – o que resultou no déficit de US$ 15,588 bilhões nas contas das viagens internacionais.
Os números fo
ram apresentados hoje (23) pelo chefe do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central (BC), Túlio Maciel. Segundo ele, 2012 registrou um novo recorde de gastos com viagens internacionais, estimulado, principalmente, pela valorização do real em relação ao dólar, em boa parte do ano passado.
Além de viagens, os serviços externos registraram saídas líquidas de US$ 41,075 bilhões em 2012. Custaram, portanto, US$ 3,143 bilhões a mais (8,28%) que no ano anterior, uma vez que as despesas totais de brasileiros lá fora somaram US$ 80,939 bilhões, enquanto as receitas obtidas com gastos de estrangeiros no país ficaram em US$ 39,864 bilhões.
As principais despesas, de US$ 18,804 bilhões, foram com aluguel de equipamentos, que aumentaram 12,23% na comparação com 2011, seguidas das despesas com viagens. Depois, vieram os gastos com transportes, no valor de US$ 8,769 bilhões (+5,2%); US$ 3,850 bilhões com computação e informações, no mesmo patamar do ano anterior; US$ 3,156 bilhões com royalties e licenças (+16,45%); US$ 1,446  bilhão com serviços governamentais (+3,95%); US$ 994 milhões com seguros (-17,98%); US$ 709 milhões com serviços financeiros (-17,36%); e US$ 10,759 bilhões na rubrica “outros serviços”, com acréscimo de 7,01% em relação ao ano anterior.
De acordo com o chefe do Depec, as remessas líquidas de renda para o exterior somaram US$ 6,543 bilhões no último mês de 2012, com leve aumento de 1,7% em relação a dezembro de 2011. Com esse desempenho, as remessas acumuladas no ano ficaram em US$ 35,448 bilhões, ou 25,1% abaixo das remessas de US$ 47,319 bilhões em 2011. Foram US$ 24,112  bilhões em lucros e dividendos, com redução de 36,8% em relação a 2011, e US$ 11,847 bilhões com pagamento de juros, que diminuíram 17,79% na comparação anual.
 Agência Brasil

Exame de sangue detecta Síndrome Down em feto


 Acaba de chegar ao Brasil um novo exame de sangue que diagnostica a Síndrome de Down e outras doenças genéticas no feto. O teste pode ser realizado a partir da nona semana de gestação e o resultado demora cerca de 10 dias — tempo de envio da amostra até os Estados Unidos, pois a análise não é realizada no Brasil.
Chamado de NIPT – PanoramaTM, o teste é feito por meio de uma pequena amostra de sangue da gestante. Além de saber o sexo do feto, é possível conseguir informações muito precisas das principais doenças cromossômicas, como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, Síndrome de Klinefelter e Monossomia do X.
O ginecologista Dr. Arnaldo Cambiaghi, diretor do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia), comenta que a tecnologia vai trazer mais tranquilidade aos pais que não serão surpreendidos no dia do parto.
— Infelizmente, se o resultado for positivo, o casal terá tempo para se preparar, se informar sobre a doença e criar um ambiente ideal para receber a criança. É importante que fique claro, neste momento, que a interrupção da gravidez é proibida pela lei brasileira e pela ética.
Atualmente, as gestantes que querem saber se o feto tem a doença são submetidas a um exame invasivo chamado amniocentese, ou seja, uma amostra do líquido amniótico é retirada de dentro do útero da mulher e examinada em laboratório. Este processo, que requer a inserção de uma agulha no abdômen, pode resultar em aborto.
Leia mais em WSCOM Online.

Região Geo-Administrativa de Solânea-PB é instituída



Agora é para valer. Foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (22) o decreto que transforma Solânea numa região Geo-Administrativa. A região será composta também pelos municípios de Bananeiras, Arara, Casserengue, Cacimba de Dentro, Araruna, Damião, Serraria, Borborema, Pilões, Dona Inês, Tacima, Belém, Caiçara e Logradouro. O objetivo é fazer com que a união dessas cidades é elaborar um plano integrado que apresente ações a serem implantas a curto, médio e longo prazo que venham a contribuir para a evolução e o desenvolvimento de todas as participantes.

Mas, para concretizar a parceria em torno da região Geo-Adminsitrativa de Solânea, é preciso que todos os gestores do Poder Executivo Municipal de cada uma das cidades participantes envie um comunicado ao Executivo Estadual informando da sua concordância em participar dessa formação. Caso os gestores não façam esse comunicado eles ficarão de fora da formação.

A região Geo-Administrativa de Solânea será administrada por um Conselho Administrativo composto por um representante do Poder Executivo Estadual, um representante de cada uma das secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança Pública, pelos prefeitos de cada município, pelos presidentes das Câmaras Municipais, por um representante da Sociedade Civil Organizada e por um membro do Ministério Público
.Leia matéria completa em Focando a Notícia.

DNA poderá ser o novo pendrive


Em vez de pen drives, CDs ou discos rígidos, a próxima mídia de armazenamento de dados pode ser o ácido desoxirribonucleico, também conhecido como DNA. Os cientistas Nick Goldman e Ewan Birney, do Instituto Europeu de Bioinformática, anunciaram nesta quarta-feira (23) conseguiram armazenar uma variedade de arquivos, entre eles um trecho do discurso em MP3 do famoso discurso “I have a dream" (em inglês, "Eu tenho um sonho”) de Martin Luther King e os154 sonetos de Skakespeare, em um DNA sintético, feito de polímeros.
Goldman acredita que a invenção pode servir para armazenar informações digitais de alto valor e que precisam ser preservadas com segurança para a posteridade como, por exemplo, a Biblioteca do Congresso Americano ou a Biblioteca Britânica. “O DNA é muito mais longevo que o disco rígido e será legível depois de milhares de anos”, disse Goldman ao iG .
De acordo com cálculos da equipe, é possível armazenar dois bilhões de megabytes, ou o mesmo que um milhão de CDs, em um grama de DNA. Mas se engana quem pensa que o novo método poderá arquivar dados como se fossem fatores genéticos nas pessoas e assim criar novos seres vivos mutantes. “Usamos o DNA como uma molécula química de armazenamento de informações e inventamos um novo código para isso. Os códigos são completamente diferentes dos genes e as células do organismo não compreenderiam esta informação,” afirmou.
Para tal codificação, eles precisaram converter os arquivos binários de zeros e uns para AGCT (adenina, guanina, citosina e timina), os quatro ácidos nucleicos que compõem o filamento do DNA, que se justapõem. “O DNA é um pedaço muito denso de dados armazenados, com milhões e milhões de bits. O DNA é surpreendentemente estável, por isso vai durar milhares de anos, sob condições simples, de baixo custo e que não exigem energia”, concluiu Nick Goldman.
Embora seja considerado muito mais estável que outros dispositivos de armazenamento de dados, o DNA pode sofrer pequenas mutações ao longo dos séculos. Para isto, a equipe teve o cuidado de fazer o que chama de redundância na linguagem de programação para que o método funcionasse.
O problema é que ainda é caro criar DNA sintético, fora isso, há ainda um custo alto para "escrever" e "ler" a informação no DNA. Os pesquisadores estimam que seu experimento custou cerca de 10 mil dólares (em torno de 20 mil reais). “Nosso próximo passo é conseguir baratear o desenvolvimento de DNA sintético para que seja viável e massivo. Acredito que isto vá ocorrer em um período de 10 anos”, disse Goldman. O estudo que descreve a inovação será publicado na edição desta semana do periódico científico Nature .
Leia mais no Portal IG.

    Pará registra o maior número de resgate de trabalho escravo no país


    Mais de dois mil e 500 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo. Ao todo foram realizadas 135 operações em todo país. Só no estado do Pará foram resgatados 500 trabalhadores em 22 operações.
    Leia mais em Agencia Brasil

    Dilma anuncia redução na conta de luz e descarta risco de racionamento


    A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (23), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, “sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento, no curto, médio ou no longo prazo”. Dilma anunciou que, a partir de amanhã, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.
    O corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado e a vigência dos novos valores foi antecipada. “Com a redução de tarifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétrico, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica”, disse Dilma. Ela assinou hoje um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.
    Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paranaense de Energia - Copel) também terão a conta de luz reduzida.
    A presidenta criticou duramente as previsões sobre a possibilidade de racionamento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Ela explicou que praticamente todos os anos as usinas térmicas, movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, são acionadas com menor ou maior exigência para garantir o suprimento de energia do país. Segundo Dilma, isso é “usual, normal, seguro e correto”.
    “Surpreende que algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram, o Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava. E agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”, explicou.
    A presidenta disse que o país irá dobrar em 15 anos a capacidade instalada de energia elétrica, que hoje é 121 mil megawatts. Segundo ela, no ano passado, o país colocou em operação 4 mil megawatts e 2,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e, este ano, deve colocar mais 8,5 mil megawatts de energia e 7,5 mil quilômetros de novas linhas. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para crescer e, bem, neste e nos próximos anos”. Dilma também disse que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguro do mundo porque trabalha com fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre na maioria dos países.
    Durante o pronunciamento, a presidenta também criticou os que, segundo ela, “são sempre do contra”, e não acreditavam que o governo conseguiria baixar os juros, aumentar o nível de emprego e reduzir a pobreza.
    “Nesse novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. Pois nosso país avança sem retrocesso em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje podemos ver como erraram feio no passado os que não acreditavam que era possível crescer  e distribuir renda, que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria e não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”.
    Dilma disse que os que tentaram “amedrontar” os brasileiros com a queda do emprego ou a perda do poder de compra do salário também erraram e que “não faltou comida na mesa nem emprego”. Também citou a saída de 19,5 milhões de brasileiros da linha da extrema pobreza nos últimos dois anos.
    “O Brasil está cada vez maior e imune a ser atingido por previsões alarmistas. Nos últimos anos, o time vencedor tem sido os do que tem fé e apostam no Brasil. Por termos vencido o pessimismo e os pessimistas, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história”.
    Além de baixar o custo da energia, o Brasil tem baixado juros, reduzido impostos e também ampliou investimentos em infraestrutura, saúde e educação, segundo a presidenta. Na avaliação de Dilma, o país vai alcançar uma situação ainda melhor quando todos os brasileiros trabalharem para “unir e construir” e não para “desunir ou destruir”. “Somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos e pessoais”, concluiu. 
    Fonte: Agencia Brasil.