domingo, 15 de setembro de 2019

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Isso representa cerca de 800 mil pessoas por ano. Os dados são do relatório Suicide in the world – Global Health Estimates, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No período de 2010 a 2016, a taxa global de suicídios caiu 9,8%, com quedas que vão de 19,6% na região do Pacífico Ocidental a 4,2% na região do Sudeste Asiático. A região das Américas foi a única que registrou aumento (6%). Segundo a OMS, uma das justificativas para esse aumento foi o maior acesso a armas de fogo.
79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda (onde 84% da população mundial vive), mas a taxa de suicídios foi maior em países de alta renda (11,5 suicídios para cada 100 mil habitantes). A taxa global de suicídios em 2016 foi de 10,5 para cada 100 mil pessoas.
A pesquisa também aponta que a taxa global de suicídios foi maior entre homens (13,7 a cada 100 mil) do que entre mulheres (7,5 a cada 100 mil). Outro dado é que 51,1% dos casos de suicídio ocorreram antes dos 45 anos de idade.
O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Entre as mulheres nessa faixa etária o suicídio é a segunda maior causa de morte, ficando atrás de condições maternas, e entre os homens é a terceira causa, ficando após acidentes de trânsito e violência interpessoal.
Entre as principais maneiras de prevenção ao suicídio estão a restrição de acesso a meios que levem ao ato, cobertura responsável da mídia sobre o tema, implementação de programas para que os jovens saibam lidar com estresse e frustração, identificação precoce e o acompanhamento de pessoas em risco de suicídio. Para ler o relatório completo (em inglês), clique aqui. Por Isabela Alves. Imagem: 247.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.