Em 15 de março, o Governo Federal prometeu entregar a primeira leva de leitos, sendo 540 para reserva técnica. Desse total, 200 ainda não chegaram aos Estados. Até agora, o Ministério da Saúde entregou apenas 340 kits de instalação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aos Estados.
Isso significa que apenas 11% dos 3 mil leitos prometidos para lidar com os casos graves de Covid-19 foram entregues. Mesmo sem conseguir atingir a primeira meta, no mesmo mês o governo aumentou o número de leitos a serem oferecidos para 3 mil.
Os kits para montagem dos leitos de UTI possuem cama, monitor de sinais vitais, respirador e outros insumos. Estes equipamentos serão enviados aos Estados, responsáveis pela montagem dos leitos em locais já definidos.
O Ministério da Saúde corre contra o tempo para encontrar uma empresa para fornecer 2 mil dos leitos prometidos.
O que foi entregue pelo Governo Federal é inferior ao número de leitos extras instalados pelos próprios Estados. Paraná, por exemplo, instalou 530 UTIs. O Maranhão, por sua vez, fez a instalação de 230 leitos específicos para pacientes com Covid-19. Fontes: Estadão e IG. Por: Júlia Pereira.(Editado).
Créditos: Observatório do Terceiro Setor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.