sábado, 19 de dezembro de 2020

Mortes de negros por violência física crescem 59% no Brasil

De acordo com dados do DataSUS, levantados pelo UOL, as mortes entre pessoas negras causadas por violência física cresceram 59% no Brasil em oito anos. No mesmo período, o aumento registrado deste tipo de morte entre brancos foi de 1,3%.

A incidência desta violência contra a população negra é 45 vezes maior que a taxa média dos cidadão brancos no mesmo período. O número anual de vítimas negras subiu de 694, em 2011, para 1.104, em 2018, resultando em uma média de uma morte a cada sete horas.

A violência física corresponde à soma das mortes por “agressões física usando forma corporal” e “agressões por meio de enforcamento, estrangulamento e sufocação”. O período de análise foi de 2011 a 2018. Os dados do ano passado do Sistema de Mortalidade (SIM) ainda são preliminares e estão sendo fechados pelo Ministério da Saúde para entrarem em definitivo no DataSUS.

O recorde de mortes de negros ocorreu em 2016, quando foram 1.162 assassinatos por violência física. Entre brancos, o recorde da década ocorreu em 2017, com 571 crimes dessa natureza. Fonte: UOL. Por: Mariana Lima. 

Créditos: Observatório do Terceiro Setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.