Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um teste rápido para Covid-19, com custo aproximado de R$ 30. Os testes convencionais atuais custam cerca de R$ 140.A ideia é facilitar a testagem em massa da população brasileira. Através de uma gota de sangue do paciente, o chamado ‘Teste Popular de Covid-19’ também revela se a pessoa já tomou a vacina e produziu os anticorpos.
O teste foi criado ao longo de quatro meses. Agora, os pesquisadores da USP querem que o teste seja produzido em larga escala para favorecer principalmente as populações mais vulneráveis do país. Denominado Teste Popular de Covid-19, o dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente em busca de anticorpos que permitam detectar a doença. A estratégia empregada para baratear sua produção foi otimizar a quantidade de insumos do material e utilizar nanopartículas para a localização dos anticorpos.
Desenvolvidas no IQSC, essas nanopartículas possuem uma molécula sonda, que fica na cor vermelha quando entra em contato com algum anticorpo. A molécula foi obtida em parceria com a BioLinker, empresa brasileira de biotecnologia.Em breve, ele passará pela regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que o produto esteja disponível para comercialização em até dois meses. Imagem: USP. Créditos: Jornal USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.