As exportações de calçados ultrapassam pela primeira vez o montante de US$ 100 milhões na Paraíba em novembro, novo recorde em faturamento e cresce na contramão do país. Com um total de 26,6 milhões de pares vendidos para o mercado externo de janeiro a novembro deste ano, o Estado cresceu as exportações em 28% na comparação com 2011 (20,782 milhões), tendo alcançado um número inédito não só em unidades vendidas como também em volume movimentado, uma vez que no montante (US$ 100,330 milhões), faltando ainda um mês para terminar o ano. O país fechou até novembro com recuo de 15,4% em valor exportado e nulo em pares embarcados sobre o ano passado.
Os dados, calculados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), mantêm a Paraíba como o segundo estado brasileiro que mais exporta calçados no país atualmente, ficando atrás apenas do Ceará, que comercializou 42,655 milhões de pares no acumulado do ano e gerou um volume de US$ 288,501 milhões.
“Esses números do Ceará e da Paraíba são resultado da instalação de grandes empresas de fora [Alpargatas e Cambuci/Penalty] que respondem pela maior parte das exportações. Até pouco tempo atrás, o Rio Grande do Sul liderava, mas, graças aos incentivos do governo, esses estados estão recebendo grandes investimentos no setor”, explicou o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Eduardo Souto. Segundo ele, os estados da Paraíba, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará são responsáveis por cerca de 75% do calçado exportado pelo Brasil.
Conforme aponta o levantamento, a Paraíba exporta hoje quase o dobro do número de pares vendidos pelo Rio Grande do Sul (13,795 milhões), apesar de ter um faturamento menor. “O calçado gaúcho é bem mais caro, feito de couro, por isso eles nos ultrapassam no montante”, acrescentou, explicando que cerca de 90% dos pares exportados pela Paraíba são da Alpargatas.
Em faturamento, a Paraíba permaneceu na quarta posição nacional, ficando atrás do Rio Grande do Sul (US$ 346,091 milhões), do Ceará (US$ 288,501 milhões) e de São Paulo (US$ 111,987 milhões). O valor gerado pela Paraíba no período de janeiro a novembro foi 31,1% a mais do que em igual intervalo de 2011, cujo montante foi calculado em US$ 76,511 milhões.
A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçados do Sebrae, Éricka Vasconcelos, destaca ainda o papel das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais nos números revelados pela Abicalçados. De acordo com a especialista, cerca de 15% das MPEs do ramo calçadista da Paraíba já investem no comércio internacional, a exemplo da campinense Eva Bag & Shoes.
“A Paraíba já vinha despertando para esse mercado, mas, em função da crise econômica, as empresas investiram mais nas vendas internas nos últimos dois anos. O que está acontecendo agora é uma volta ao mercado internacional, graças à moeda favorável e à qualidade do produto que vem evoluindo bastante, o que atrai o olhar do comprador”, justificou Éricka.
.Jornal da Paraíba