domingo, 16 de dezembro de 2012

Rússia e Brasil desenvolvem-se relações ativamente


encontro, visita oficial, Dilma Rousseff, Presidente, Vladimir Putin, cooperação, Relação

A Rússia e o Brasil – parceiros estratégicos na ONU, BRICS e G20 – são unidos por conceções comuns para a solução de problemas chave – declarou o presidente russo Vladimir Putin fazendo um balanço das conversações com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Moscou recebeu a visitante brasileira com o verdadeiro frio russo. A senhora presidenta teve o encontro com Vladimir Putin no dia de seu aniversário. Ao iniciar o encontro, Vladimir Putin cumprimentou-a com um buquê de flores.
Um dos principais temas das conversações dos dois líderes foram as questões do volume de comércio. Segundo o líder russo, nossos países hoje têm todas as possibilidades de variar a interação na esfera do comércio. Ajudará a fortalecer esta cooperação o uso mútuo das divisas - salientou Vladimir Pútin.
"Uma das tarefas mais importantes é a ativação da interação de investimentos, o uso amplo de moedas nacionais (rublo e real) nas contas bilaterais. Isto dá aos contatos econômicos dos dois países maior estabilidade em relação às variações da economia mundial. Permite estabelecer ligações tecnológicas sólidas entre nossas empresas".
Mais um ponto do trabalho conjunto é a cooperação na área de investimentos. Como Dilma Rouseff assinalou, a Rússia e o Brasil hoje têm chances de trabalhar ainda mais ativamente na esfera de investimentos na indústria, infra-estrutura, energia e esfera da defesa. Investimentos russos diretos na economia do Brasil por enquanto são de cerca de 29 milhões de dólares, os brasileiros na Rússia são seis vezes menores.
Ao mesmo tempo, já hoje se desenvolvem ativamente projetos promissores. No Brasil trabalham as companhias metalúrgicas russasMetchel e Severestal, helicópteros russos realizam trabalhos de prospecção geológica na bacia do Amazonas. Vale a pena assinalar em especial os projetos na esfera da extração e fornecimento de carbonetos, em que participam a companhia petrolífera TNK-BP e a de gás NOVATEK. Na Rússia introduzem gradualmente tecnologias brasileiras: a produção conjunta de ônibus pelo gigante automobilístico russo KAMAZ e a companhia brasileira Marcopolo.
Durante a palestra, os presidentes trataram de questões da cooperação no campo das inovações. Justamente aqui agora desenvolvem-se projetos muito significativos não apenas para os dois países, mas também para o mundo inteiro: a companhia russaBIOKAD criou na primavera no Brasil uma empresa para produzir substâncias eficazes no tratamento do câncer, programistas russos da companhia Webseifer fecharam contrato para fornecer ao Brasil programas de defesa contra fraudes na Internet.
Um tema a parte foi o esporte. Nos próximos 6 anos, os países serão centro de grandes competições - lembrou o presidente russo:
A Rússia e o Brasil sediarão grandes eventos esportivos - os jogos Olímpicos (Sotchi, 2014 e Rio de Janeiro - 2016) e campeonatos mundiais de futebol (Brasil 2014 e Rússia 2018. Nós combinamos estabelecer a cooperação mais estreita, inclusive a troca de experiências, a preparação de especialistas, a garantia de segurança e logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.