sábado, 15 de dezembro de 2012

Atirador abre fogo em escola primária nos EUA e mata pelo menos 26 pessoas


A tragédia em Newton é uma das piores da história dos Estados Unidos
Um tiroteio em uma escola primária em Connecticut, nos Estados Unidos teria deixado pelo menos 26 mortos nesta sexta-feira pela manhã, entre elas 20 crianças e seis adultos. De acordo com a polícia, o atirador, Ryan Lanza, morreu no local. Segundo a i
mprensa americana, o autor do tiroteio seria um jovem de 24 anos, e também matou seus pais na tragédia. O presidente Barack Obama prometeu "ações significativas" para evitar uma nova tragédia.

O tiroteio aconteceu nesta sexta-feira pela manhã na escola Sandy Hook, na cidade de Newtown, uma cidade de 27 mil habitantes situada a cerca de 128 quilômetros de Nova York. Cerca de 600 crianças entre 5 e 12 anos estudam no local. De acordo com a rede CBS News, Ryan Lanza, 24 anos, tinha duas armas e um colete à prova de balas. Ainda não se sabe se ele estava acompanhado, mas um homem teria sido detido nas proximidades da escola. Lanza também teria matado seus pais, segundo a imprensa americana. Ele teria executado seu pai em casa, antes de pegar o carro até a escola onde trabalhava sua mãe e matá-la.
Segundo o jornal local The Newtown Bee, o atirador, que usava uma máscara, entrou na escola repentinamente. Assustados, crianças e professores fugiram para a biblioteca. Segundo depoimentos de pais e funcionários, mais de cem tiros foram ouvidos no estabelecimento.  O jornal também publicou uma foto que mostram as crianças, chorando, em fila indiana durante a operação policial para evacuar o local. Pelo  menos três feridos foram levados para o hospital de Danbury, a 20 quilômetros da escola. Segundo a mãe de um dos alunos, diversas crianças deixaram a escola com o rosto coberto de sangue. De acordo com a polícia, 18 crianças morreram no ataque e 2 no hospital, além de seis anos. O atirador teria se suicidado.
Por medidas de precaução, todas as escolas das redondezas foram fechadas. O presidente americano Barack Obama fez um pronunciamento agora há pouco, e disse estar com o '"coração partido." Emocionado, Obama prometeu "ações significativas" para evitar que uma nova tragédia ocorra. O tiroteio é um dos mais graves já ocorridos em uma escola americana, e relança o debate sobre o porte de armas nos Estados Unidos. Em Columbine, em 1999, dois adolescentes abriram fogo em um colégio matando 12 alunos e um professor. Em abril de 2007, um estudante de 23 anos matou 32 pessoas antes de se suicidar no campus de Virginia Tech.
LEIA MAIS EM  RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.