sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Carro movido a energia solar e autonomia de quase 1 mil km

O C-MAX Solar Energy será apresentado na semana que vem ao público Foto: DivulgaçãoA Ford mostrou pela primeira vez nesta quinta-feira e divulgou as primeiras imagens de um carro conceito movido a energia solar. O modelo é equipado com um painel solar no teto, que se inclina automaticamente buscando de onde vem a luz de acordo com a hora do dia, e quando com suas baterias totalmente carregadas tem autonomia para rodar até cerca de 990 km.
A ideia é tão inovadora para a indústria automotiva que a fabricante decidiu apresentar o carro ao público não em um salão de automóveis, mas em uma feira de tecnologia, a CES, que ocorre em Las Vegas (EUA) na semana que vem. O modelo conceito é o C-MAX, que já é fabricado pela Ford para ser abastecido com energia elétrica. 
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Créditos:Terra

Chuvas: Espírito Santo terá R$ 540 milhões para recuperação

Casagrande anuncia investimentos de R$ 540 milhões para recuperação do Espírito SantoApós o temporal que causou graves danos à população e à infraestrutura do estado, o governo do Espírito Santo se prepara para a reconstrução. Em entrevista ontem (2), no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande anunciou uma série de medidas que visam a recuperar os municípios atingidos. Elas foram chamadas de Plano de Reconstrução do Espírito Santo. O governo estima gastos de R$ 540 milhões em recuperação de pontes, estradas, escolas, construção de casas, entre outros investimentos.
Dentre as medidas anunciadas, está a criação do chamado Cartão Reconstrução. A família portadora do cartão receberá R$ 2,5 mil para comprar eletrodomésticos ou materiais de construção. Serão destinados R$ 15 milhões para o Cartão Reconstrução. Para receber o dinheiro, as famílias atingidas pelas chuvas terão que estar cadastradas no cadastro único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Elas deverão ter renda até três salários mínimos.
Famílias com renda entre três e seis salários mínimos poderão obter uma linha de crédito especial, com juros mais baixos, para financiar a compra de eletrodomésticos e móveis. Além disso, o governo prevê gastar R$ 72 milhões em construção de casas populares. A previsão inicial é erguer 1.500 casas para as famílias desabrigadas, com situação comprovada pela Defesa Civil e administrações municipais.
Mais R$ 65 milhões serão gastos em recuperação de estradas nas áreas rurais. O governo estima que 750 quilômetros de rodovias precisarão de reparos. Além de recursos próprios, o estado deve captar dinheiro do governo federal. A previsão é conseguir R$ 44,8 milhões para construir e recuperar pontes.
Serão gastos, ainda, R$ 150 milhões em rodovias, R$ 120 milhões em pavimentação de áreas urbanas e R$ 34 milhões em operações de limpeza de canais e dragagem.
Em declaração publicada, no site oficial do governo, Casagrande destacou que os números ainda podem mudar durante o trabalho. “O plano é abrangente e surgiu dessa necessidade nova de atendermos quase que a todo o estado, já que são mais de 50 dos nossos 78 municípios afetados”, disse.
Casagrande anunciou também que uma reunião de trabalho será feita na próxima semana com prefeitos, equipes técnicas das cidades atingidas e representantes do estado e do governo federal. A ideia é conferir “rapidez aos trabalhos em parceria para que o plano seja bem executado e para que haja assessoramento na confecção de planos municipais”.
Créditos: Agência Brasil

DNA extracelular pode provocar câncer

DNA extracelular pode provocar câncerOs fragmentos do ácido desoxirribonucléico (DNA) destruído que, através do sistema circulatório, atingem o organismo humano, podem, de forma substancial, acelerar o desenvolvimento de tumores, afirmam os médicos e biólogos russos. As atuais pesquisas ajudarão a identificar métodos de neutralização de “portadores vagabundos” inerentes a anomalias genéticas. 
Com a morte de uma célula, as moléculas do seu DNA, sob a ação de fermentos, ficam fragmentadas. Estas partículas da hereditariedade sanguínea se infiltram no sistema circulatório, podendo chegar a qualquer parte do corpo humano. Tais “vagabundos” são formados, com freqüência, por células afetadas pelo tumor, instigando a fragmentação de células cancerosas, sustentam especialistas do Centro Científico de Medicina e do Instituto de Investigação Científica junto da Academia Nacional de Ciências.
É verdade que a ação de malignidades tem sido alvo de pesquisas biológicas modernas. A quimioterapia tem por objetivo causar um stress oxidativo e, deste modo, eliminar as malignidades. Mas o tumor, por vezes, opõe uma resistência séria. As malignidades fazem-no devido ao DNA extracelular que vem influenciado as células do carcinoma, conducente ao câncer de mama. Vale ressaltar que tais pesquisas foram feitas pela primeira vez.
Enquanto isso, os cientistas apuraram que a cultura celular cancerosa se encontra em contacto com o DNA oxidativo durante uma hora inteira, razão pela qual surgem múltiplas células com um genoma instável. Com o tempo, tais células vão perecendo, sendo tal fenômeno indispensável para o organismo.
No entanto, quando a cultura celular cancerosa era sujeita a uma ação prolongada do “vagabundo” (durante 24 horas), as células cancerosas, em vez de morrer, começavam a fragmentar-se a ritmos acelerados, disse Anna Alekseeva, do Centro Médico-Genêtico da Academia de Ciências.
Isto quer dizer que o tumor poderá adaptar-se a uma ação “negativa”, o que, por seu turno, será capaz de alterar a cura de doenças graves. Importa acentuar, contudo, que o DNA extracelular exerce uma forte influência sobre as células. Uma pesquisa efetuada nessa área prevê a elaboração de novos métodos de neutralização das moléculas de hereditariedade vagabundas, disse a concluir Anna Alekseeva. Olga Sobolevskaya
Créditos: Voz da Russia

Número de investigações contra juízes dobrou em 2013

Número de investigações contra juízes dobrou em 2013 Um balanço das atividades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado ontem (2) mostra que, em 2013, o número de processos abertos para investigar magistrados dobrou em relação a 2012. Segundo o CNJ, 24 processos foram instaurados no ano passado. No ano anterior, 11 ações investigaram a conduta funcional de juízes.
De acordo com o levantamento, dos 24 processos disciplinares, dez resultaram no afastamento de 13 magistrados. Por não se tratar de um tribunal, a punição administrativa máxima que o conselho pode aplicar é a aposentadoria compulsória, com o pagamento do salário. Um juiz acusado de irregularidades só perde o cargo após o julgamento da ação pela Justiça comum.
Desde a criação do CNJ, em 2005, 64 magistrados foram afastados das funções, 44 foram aposentados compulsoriamente e 11 receberam censura devido aos atos praticados.
Entre as decisões tomadas em 2013, o Conselho Nacional de Justiça afastou do cargo o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mario Hirs, e a desembargadora Telma Laura Silva Britto. Eles são acusados de pagamento indevido de R$ 448 milhões em precatórios, títulos da dívida pública reconhecidos por decisão judicial definitiva.
O conselho também aposentou o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Bernardino Lima Luz. Segundo os conselheiros, o desembargador usou o cargo para obter vantagem pessoal. A decisão foi tomada por unanimidade. A aposentadoria compulsória foi com vencimentos proporcionais.
Créditos:Agência Brasil

SP: Diretor diz que lobista de cartel atuava dentro da CPTM

Um depoimento de José Luiz Lavorente, diretor de Operação e Manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), à Corregedoria Geral da Administração do governo estadual revela que um consultor envolvido com o pagamento de propina a políticos do PSDB durante licitações de trens e metrô acompanhava o andamento de contratos e participava de reuniões técnicas na sede da estatal paulista. As informações foram publicadas na quinta (2) pelo jornal Folha de S.PauloO consultor Arthur Teixeira teria representado diversas empresas junto à CPTM, entre elas a espanhola CAF, a canadense Bombadier e a francesa Alstom, empresa acusada por executivos da Siemens de participar de esquema que pode ter superfaturado mais de R$ 500 milhões em obras do metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Os contratos intermediados por Teixeira junto à CPTM chegariam a R$ 744 milhões.
Em resposta ao jornal, os advogados de Lavorente e Teixeira negaram participação em cartel; a CPTM informou que as empresas são responsáveis por nomear seus representantes e que não pode limitar a participação de consultores durante as reuniões de execução dos contratos.
Foto: RBA
Créditos: Rede Brasil Atual

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Despoluição do rio Tietê já consumiu US$ 3,6 bi

Tiete.jpgOs projetos de despoluição e desassoreamento do rio Tietê não terão resultados satisfatórios e definitivos se as principais causas da deterioração de suas águas, no passado e no presente, não forem combatidas. O primeiro fator é a falta de saneamento básico universalizado, e o outro o assoreamento, ambos causados pela “ação humana”, adverte o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex-diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo e autor de vários livros sobre o tema. “A qualidade das águas responde diretamente à qualidade do sistema de saneamento básico, competência da Sabesp com irresponsabilidades do DAEE”, diz.
“O que falta são políticas públicas bem direcionadas, estratégia bem montada. Não com o objetivo primeiro de despoluir o Tietê, mas de dotar a região metropolitana de um sistema de saneamento básico de primeiro mundo”, analisa. “Não acredito que uma mágica vá nos dar um rio despoluído antes de dotarmos a Região Metropolitana de um sistema de saneamento de primeiro mundo.”
Como a bacia do Alto Tietê, onde está localizada a Grande São Paulo, sofre as consequências da poluição causada por 39 municípios, o problema se torna muito difícil de resolver. Além da magnitude do espaço geográfico de onde vem o esgoto despejado no rio, há ainda o fato de que nem todos os municípios são atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), casos de Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Santo André e São Caetano, atendidas por outras empresas. Sem um projeto geopolítico envolvendo a cooperação de todos os municípios com mediação do governo do estado, para ser chegar a uma política de saneamento básico “de primeiro mundo”, o rio continuará poluído.
“Uma cidade isoladamente não consegue resolver o problema, tem de ser uma articulação metropolitana”, diz Álvaro Rodrigues dos Santos. Para ele, as divergências entre tantas cidades com orientações e projetos políticos diferentes dificultam, mas cabe ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) resolvê-las. “Aí é que tem que valer a vontade política do governador. Se ele está com essa vontade política de resolver o problema do saneamento básico, como governador deve reunir os prefeitos envolvidos, dar um tapa na mesa e colocar para funcionar. E jogar isso para a sociedade dar sustentação. Isso é vontade política.”

Segundo a Sabesp, o Projeto Tietê teve início em 1992, com a assinatura de um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De lá para cá, foram muitos outros contratos de empréstimo, e nada resolvido. A última promessa de solução foi feita no dia 13 de dezembro, quando o governador assinou com o presidente francês, François Hollande, acordos de cooperação prevendo a troca de conhecimentos e tecnologias entre a Sabesp e a entidade daquele país responsável pela despoluição do rio Sena.

"Espero que não venha mais nenhuma promessa de milagre. Esses acordos são complicados, porque acho que temos todas as tecnologias e competência tecnológica na maior cidade da América do Sul para dar conta disso", diz Álvaro Rodrigues.
Antes do convênio com o governo francês, o Japão foi oferecido como a solução para todos os males do Tietê. Em 2000, ainda na administração Mario Covas, R$ 375 milhões foram emprestados pelo país asiático para o rebaixamento da calha. Mais tarde, já governador, Alckmin chegou a dizer que as marginais Pinheiros e Tietê nunca mais inundariam, fruto dessa obra, mas acabou desmentido pela chuva. Em 2010 a Sabesp recebeu novo empréstimo de US$ 63 milhões da Agência de Cooperação Internacional do Japão para a construção de estações de tratamento de esgoto. Passadas pouco mais de duas décadas desde o início do programa, o objetivo segue sendo justamente implementar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto nas cidades atendidas pela Sabesp na Região Metropolitana. Até 2015, o investimento chegará a US$ 3,6 bilhões, nas chamadas primeira (1992-1998), segunda (2000-2008) e terceira fases.
A despoluição do principal rio paulista e de seus afluentes depende de vários fatores, diz a Sabesp, por meio de sua assessoria de imprensa, como “varrição e coleta de lixo; regularização de favelas e loteamentos clandestinos; combate o esgoto irregular; atuação das prefeituras nos municípios não operados pela Sabesp”.
Segundo a companhia, a terceira fase (2009-2016), em andamento, beneficiará 1,5 milhão de pessoas com rede de coleta, e tratamento para mais 3 milhões de pessoas. O investimento é de US$ 2 bilhões. A coleta subirá de 84% a 87% e o tratamento, de 70% a 84%. A quarta e última fase “vai garantir a universalização do saneamento nas áreas regulares atendidas pela Sabesp. Essa etapa está em fase de financiamento e estará concluída até o fim desta década”, informa a empresa.
“Não adianta só um grande sistema de coleta. Tem que ir levando esse sistema de coleta organizado e toda a infraestrutura à periferia”, diz Rodrigues dos Santos. Fora a questão do (ou da falta de) saneamento, o outro aspecto, igualmente grave, é o assoreamento. Segundo o geólogo, uma das principais causas das enchentes na cidade e na metrópole, decorrentes do volume de sedimentos oriundos dos processos erosivos nas zonas periféricas em expansão da cidade. “Chegam à rede cerca de 4 milhões de metros cúbicos desses sedimentos por ano. Com todos esses bilhões que foram investidos no alargamento  e aprofundamento da calha, para aumentar a capacidade de vazão, não se consegue resolver o problema.”
O assoreamento não é provocado por causas naturais como chuvas e o próprio curso das águas, como muitos acreditam, mas pela ação humana. “São promovidas por movimentos de terra, terraplenagem, seja casa a casa, sejam grandes empreendimentos imobiliários. São processos erosivos provocados pelo homem”, explica. “E absolutamente nada é feito para conter esse problema em sua causa, a erosão, e joga-se tudo no desassoreamento. São centenas de milhões de reais por ano gastos no desassoreamento da rede de drenagem. É um absurdo que não se trabalhe concomitantemente num projeto de redução do volume de sedimentos que chegam.”
De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o governo Geraldo Alckmin, já investiu R$ 358,9 milhões no desassoreamento de 4,5 milhões de metros cúbicos do Tietê. “Somando os investimentos no desassoreamento também de seus principais afluentes, esses números totalizam R$ 562,3 milhões e a retirada de 7,4 milhões de metros cúbicos de detritos. O Tietê nunca esteve tão desassoreado, sua calha encontra-se de acordo com a sua batimetria original, e os trabalhos de desassoreamento - que são contínuos -, seguem dentro do cronograma estipulado”, afirma a autarquia, por meio da assessoria de imprensa.
Segundo o geólogo do IPT, costuma-se apontar o lixo como causa de enchentes, mas esse é um mito. “O lixo urbano realmente atrapalha, mas está muito longe de ser o vilão das enchentes. Do volume que chega ao Tietê, apenas 5% é lixo. 95% são sedimentos arenosos que vêm dos processos erosivos, provocado pelo avanço da cidade sobre uma região cada vez mais montanhosa, com trabalhos de terraplenagem cada vez mais extensos, expondo o solo à erosão”. Culpando o lixo,  esclarece Rodrigues, “as autoridades jogam a responsabilidade nas costas da população, uma coisa extremamente cômoda. O lixo provoca alagamentos localizados. Sobre o processo geral de enchentes não tem a mínima influência.”
Recentemente, Alckmin prometeu que em 2019 o estado teria 100% do esgoto tratado. “O Fleury nos prometeu que ia beber um copo d’agua do Tietê antes da virada do século”, lembra o ex-diretor do IPT, referindo-se ao ex-governador peemedebista (1991-1995) Luiz Antônio Fleury Filho.
Foto: © RIOS DO BRASIL / BLOGSPOT
Créditos: Rede Brasil Atual

Inflação fecha o ano em 5,63%

 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou o ano de 2013 com alta de 5,63% o que indica ligeira redução no ritmo de aumento de preços em comparação a 2012 quando a taxa havia atingido 5,74%. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Os itens com elevação acima da média do IPC-S e que mais influenciaram
a inflação no ano foram refeições em bares e restaurantes (alta de 9,41%), aluguel residencial (9,30%), plano e seguro de saúde (8,08%), gasolina (6,37%) e empregada doméstica mensalista (7,80%)
Os dados indicam ainda que, considerando-se apenas a última apuração de 2013, os preços tiveram leve elevação, de 0,69% em média ante 0,66%.
Três dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos, com destaque para transportes, cuja taxa passou de 0,82% para 1,20% entre os dias 22 e 31 de dezembro. Nessa classe de despesa, houve influência, principalmente, da gasolina, com elevação de 3,93% ante 2,58%.
Em alimentação, a taxa subiu de 0,90% para 0,93%, sob o efeito das carnes bovinas, cujos preços avançaram de 1,87% para 2,82%. No grupo saúde e cuidados pessoais, o índice atingiu 0,53% ante 0,5%, puxado pelos medicamentos, que registraram alta de 0,17% ante 0,03%.
Em sentido contrário, foi constatada queda da taxa no grupo comunicação, de 0,09% para 0,07%. O que mais contribuiu foi o decréscimo na tarifa de telefone móvel (de 0,57% para 0,29%).
Nos demais grupos, também houve redução do IPC-S: habitação (de 0,54% para 0,51%), vestuário (de 0,64% para 0,50%), educação, leitura e recreação (de 0,64% para 0,47%) e despesas diversas (de 0,61% para 0,38%).
Os cinco itens que mais pressionaram a inflação no período foram: gasolina (de 2,58% para 3,93%); aluguel residencial (de 1,12% para 1,15%); tarifa de táxi (de 6,12% para 8,34%); etanol (de 3,09% para 4,12%) e refeições em bares e restaurantes (de 0,55% para 0,41%).
Foto: RBA