quinta-feira, 23 de agosto de 2018

PT é preferido de 29% dos eleitores e supera 34 partidos, diz Ibope

O PT é o partido preferido de 29% da população brasileira, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20). O índice supera os 27%que, somados, escolheram as outras 34 legendas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os entrevistados foram questionados por qual partido político tem "maior preferência ou simpatia", e 39% deles disseram não ter preferência por nenhun partido. Os outros 7% não souberam ou não responderam. Os dados detalhados do levantamento ficaram públicos na terça (21).
Apenas o PSDB, escolhido por 5% dos entrevistados, e outros quatro partidos –PDT, MDB, PSB e PSOL, com 2% cada um—obtiveram mais de 1% das menções. Destas siglas, apenas o PSB não terá candidatura própria nas eleições presidenciais desse ano. O partido decidiu não se coligar formalmente com nenhum outro no âmbito nacional.
Veja abaixo os índices de preferência partidária:
29% - PT
5% - PSDB
2% - PDT, MDB, PSB, PSOL
1% - DEM, PCdoB, PP, PSC, PSD, PSL, PTB, PV, Solidariedade, Novo, PMB
3% (somados) - PCB, PCO, PTC, Avante, Podemos, Patriota, PHS, Pros, PMN, Rede, PPL, PR, PPS, PRB, PRP, PRTB, Democracia Cristã, PSTU --tiveram menos de 1%, cada um
39% - Nenhum/Não tem preferência
7% - Não sabe/Não respondeu
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 cidades entre os dias 17 e 19 desse mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Apesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, e registrada no TSE com o número BR-01665/2018.
O intervalo de confiança estimado é de 95%. Isso quer dizer que, considerando o mesmo modelo de amostra, em 95% delas o resultado estará dentro da margem de erro. O mesmo levantamento simulou dois cenários para a disputa eleitoral, com e sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No que aparece, o petista lidera com 37% das intenções de voto, seguido do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 18%.
No outro, Lula foi substituído pelo vice, o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, também do PT, que apareceu com 4%. Neste cenário, Bolsonaro lidera com 20%.
Créditos: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.