sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mais da metade dos brasileiros não tem diploma do ensino médio

O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas sem diploma do ensino médio. De acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos não atingiu esse nível de formação. O índice de pessoas que não cursaram o ensino médio no Brasil representa mais do que o dobro da média da OCDE.
Dentre os 46 países analisados, o Brasil registrou o segundo maior nível de desigualdade de renda, ficando atrás apenas da Costa Rica.
Em proporção de adultos sem o ensino médio completo, México (62%) e Costa Rica (60%) foram os piores colocados do levantamento.
Na Colômbia, 46% dos adultos na faixa de 25 a 64 anos não concluíram o ensino médio; na Argentina, 39%; e, no Chile, 35%.
A OCDE afirma que as pessoas que deixam a escola antes de completar o ensino médio podem enfrentar dificuldades no mercado de trabalho, menores salários, além de ter competências cognitivas inferiores dos que possuem formação, como memória, habilidades motoras, atenção, entre outras.
Além disso, a organização também ressaltou o número baixo de alunos com mais de 14 anos de idade inscritos em instituições de ensino no Brasil. Apenas 69% daqueles entre 15 e 19 anos e somente 29% dos jovens de 20 a 24 anos estão matriculados. A média nos países da organização é, respectivamente, de 85% e 42%. Por: Isabela Alves. Foto: USP.
Créditos: Observatório do Terceiro Setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.