quarta-feira, 26 de junho de 2019

Com 5 milhões passando fome, Brasil gasta 75 milhões só em publicidade

O relatório internacional ‘O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018‘, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mostrou que a fome atinge 5,2 milhões de pessoas no Brasil.
Para se ter uma dimensão do tamanho do problema, a população do Uruguai é de 3,5 milhões de pessoas. O número de pessoas que passam fome no Brasil supera em 1,7 milhão a população inteira do Uruguai.
Além disso, mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados e o Poder Público tem feito cortes em diversas áreas, incluindo na educação.
Um projeto de lei teve que ser aprovado autorizando verba extra de R$ 248,9 bilhões para o governo pagar benefícios como aposentadorias do INSS, Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), um benefício pago a idosos que vivem em situação de pobreza.
Mas, enquanto o governo declara não ter dinheiro para pagar despesas essenciais, o valor com despesas como publicidade aumentou.
Os gastos do governo federal com publicidade no primeiro trimestre de 2019 aumentaram 63% em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento, feito pelo UOL, é baseado em dados da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), vinculada ao Palácio do Planalto.
No primeiro trimestre de 2018, os gastos com publicidade institucional foram de R$ 44,5 milhões. Em 2019, o mesmo período teve um gasto de R$ 75,5 milhões. Os valores são referentes aos gastos da Secom com o pagamento de agências de publicidade, pesquisas de opinião pública, comunicação digital e repasse a veículos de comunicação em todo o Brasil.
O aumento de 63% registrado pelo levantamento leva em conta a correção dos valores pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Além do aumento dos gastos, também foi observado que a Record superou a Globo em verbas publicitárias recebidas. Em 2019, a Record assumiu a liderança, ao receber R$ 10,3 milhões. O SBT faturou R$ 7,3 milhões, deixando a Globo em último, com R$ 7,07 milhões. Em comparação com 2018, o crescimento da verba publicitária da Record no primeiro trimestre de 2019 foi de 659%.
A Rede Record tem ligação com a Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo bispo Edir Macedo. Macedo declarou apoio à candidatura de Bolsonaro em setembro do ano passado, durante a corrida presidencial. Desde que chegou ao Planalto, Bolsonaro já concedeu duas entrevistas exclusivas à Record.

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