sábado, 15 de junho de 2019

Lava Jato contribuiu para a devastação da economia brasileira

A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed) divulgou nota na segunda-feira (16)  manifestando “indignação” com a parcialidade e instrumentalização política da Operação Lava Jato, que ficaram demonstradas a partir das conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, reveladas pelo The Intercept Brasil.  Agindo politicamente, a operação “contribuiu decisivamente para o processo de devastação da economia e da sociedade brasileira que assistimos nos últimos anos”, afirmam os economistas.
Segundo a Abed, a Lava Jato colaborou negativamente para o criar ambiente de incertezas econômicas que paralisaram o consumo e os investimentos, “num círculo vicioso de retração que alimenta ainda mais incertezas”. Eles também dizem que os procuradores da Lava Jato não tiveram o cuidado de “preservar” empresas e setores envolvidas nas investigações.
“É esse o caso da construção civil, que vinha apresentando desenvolvimentos de escala e tecnológicos e gerando empregos, e hoje apresenta retração de 28%, em relação a 2014. Por sua vez, uma empresa como a Petrobras, que vinha sendo responsável por grande parcela dos investimentos produtivos no país, investimentos esses portadores de inovação tecnológica, foi totalmente desestruturada”, dizem os economistas.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.