domingo, 31 de dezembro de 2017

Brasil perdeu 3 milhões de empregos com carteira assinada

3 milhões de postos de trabalho, com carteira deixaram de existir em três anos, "segundo o IBGE". É como se toda a população do Uruguai tivesse sido demitida" 
É perto de 10% do número de trabalhadores que tinham direitos e garantias que a formalização lhes dava e que, agora, os perderam.
Só nos últimos 12 meses, 857 mil pessoas perderam empregos com carteira. Outros 1,1 milhão foram trabalhar por conta própria e 718 mil pessoas foram trabalhar "sem carteira", ou seja, sem direito algum.
O pior patamar em 5 anos" do emprego formal pode ser, em termos proporcionais, expandida com tranquilidade para uma década, pois se refere apenas á medição pela PNAD contínua, que começou a ser feita em 2012. Como a situação da economia, por óbvio, e a do emprego, por medições anteriores, era melhor, não há risco de errar.
A conversa fiada de que na "retomada" os empregos informais precedem os formais esbarra na constatação de que não há solidez em qualquer perspectiva de longo prazo de expansão da economia brasileira que vá além de alguma marolinha provocada pela economia mundial. Marolas, aliás, tanto fluem como refluem.
O que se cria, em matéria de emprego – formal e informal – é tudo o que eles próprios diziam: ocupações de baixa qualificação, aquela que é indispensável para dar dignidade á vida de todos mas que, se mantida a longo prazo, só nos traz atraso e perda de competitividade.
Créditos: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.