sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Mais de 6 mil famílias foram despejadas durante a pandemia no Brasil

Mais de  6 mil famílias brasileiras foram despejadas de sua casa durante a pandemia de coronavírus.

Foram 6.373 famílias despejadas de casa em plena pandemia de Covid-19, no Brasil. O mapeamento dos despejos no país, entre 1º de março e 31 de agosto, foi feito por 40 entidades que integram a Campanha Despejo Zero, que está lutando pela suspensão de tais processos durante a pandemia. 

O Amazonas concentrou 47% dos casos, com 3 mil despejos. Em São Paulo, foram 1.681 casos. Em seguida aparecem no ranking Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Roraima, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O levantamento também registrou 85 casos de ameaças de despejo no mesmo período, que atingiriam 18.840 famílias. A maioria ocorreu em São Paulo, onde os pedidos de remoção podem afetar 4.853 famílias. Em seguida, aparecem o Rio Grande do Sul (3.340), Pernambuco (2.393), Piauí (2.000), Bahia (1.808), Rio de Janeiro (1.626) e Minas Gerais (1 mil).

A principal justificativa para os despejos foram as reintegrações de posse, conflitos com proprietários e impacto devido a obras públicas.

É válido lembrar que a orientação da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta época de pandemia é ficar em casa para evitar a contaminação pelo coronavírus, portanto ações de despejo estão expondo ainda mais famílias que já vivem em situação de vulnerabilidade social. Por: Isabela Alves.   Foto: Arthur Stabile/Ponte Jornalismo.Fonte: Agência Brasil/ / Créditos: Observatório do Terceiro Setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.