domingo, 24 de fevereiro de 2013

Salvar vidas de milhões de pessoas com câncer


câncer, tratamento individual, cientistas, rússia


Oncologistas russos desenvolveram um método para salvar vidas de milhões de pessoas com câncer de pulmão. Cada paciente será tratado de maneira personalizada, terá sua "carteira de tumor" e terapia individual em função da história clínica e previsões. Passado certo tempo, o método poderá ser aplicado a tumores de todo tipo.
O câncer de pulmão é o assassino número um entre as doenças oncológicas. Na Rússia, cerca de 60 mil pessoas adoecem de câncer pulmonar cada ano. Mas até agora a doença muitas vezes foi tratada às cegas: se um método de cura não dava resultado, aplicavam um outro e por aí adiante. Com tentativas e erros gastava-se muito tempo, e podia acontecer que ao paciente já não lhe restava nenhuma chance de sobreviver.
Terapia individualizada, ou tratamento específico para necessidades de cada caso, é a única solução para muitos pacientes, acreditam cientistas do Centro Russo de Oncologia Blokhin de Moscou. Cada tumor se comporta de maneira diferente. E cada paciente, por conseguinte, precisa de um algoritmo de tratamento individualizado. Muitas vezes sucede que pacientes com o mesmo diagnóstico necessitam curas diferentes: para um é indispensável cirurgia e para outro é suficiente apenas quimioterapia. Mas bastante específica.
Para otimização do tratamento será necessária uma previsão exata do comportamento da neoplasia. Oncologistas russos, apoiando-se em seus desenvolvimentos de muitos anos, irão elaborar prognóstico detalhado para cada paciente. Nas "carteiras de tumor" serão reunidos todos os dados que determinam o decorrer da doença, tais como o tamanho do neoplasma e os resultados de todos os exames, por exemplo, genéticos e histológicos que analisam a estrutura do tecido afetado. Os médicos indicarão também todos os fármacos que não produziriam o efeito desejado, pois a insuscetibilidade de tumores a medicamentos é um problema muito grave.
Na "carteira de tumor" constarão igualmente os hábitos viciosos do paciente, em primeiro termo o tabagismo. É a causa mais comum do câncer de pulmão que se está tornando cada vez mais frequente em mulheres. Tendo por base todos os dados recolhidos, o especialista poderá diagnosticar com maior facilidade e exatidão em cada caso concreto. Graças a isso, o comportamento do tumor já não irá parecer imprevisível. Portanto, será mais fácil de o vencer.
Especialistas russos acreditam que, passado certo tempo, o método de tratamento individualizado poderá ser aplicado a todos os tumores.
VOZ DA RÚSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.