quinta-feira, 13 de março de 2014

Irã e Rússia acertam construção de duas centrais nucleares

O Irã e a Rússia chegaram a um acordo preliminar para a construção de duas novas centrais de energia nuclear em Bushehr, anunciou um porta-voz da Organização Iraniana para a Energia Atômica (Oiea), citado pela agência de notícias Irna.
A Rússia já concluiu a construção da primeira central nuclear de 1.000 megawatts em Bushehr, uma península ao Sul do Irã, na costa do Golfo, que foi entregue aos iranianos em setembro do ano passado.
O acordo, ainda em fase preliminar, deverá ser assinado em breve pelo presidente da Oiea, Alá Akbar Salehí, e pelo presidente da empresa russa, Sergei Kiriyenko, de acordo com o porta-voz.
O vice-presidente da agência russa já está em Teerã para debater os detalhes do acordo, noticia a Efe.
Moscou ajudou Teerã a implantar a única central nuclear que o país detém, situada em Bushehr, cidade que acolherá as duas novas centrais.
Devido à oposição do Ocidente, a construção das centrais nucleares deverá demorar anos e está prevista para começar em abril.
O programa nuclear do Irã gera muitas dúvidas para as potências ocidentais. O país alega que precisa ampliar suas centrais nucleares para fazer face ao aumento da procura de energia, e que negocia com os principais países mais transparência para responder às dúvidas sobre o seu programa nuclear.   foto: eletronuclear.gov.br
*Com informações da Agência Lusa
Créditos: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.