sábado, 15 de março de 2014

Sistema operacional vai bloquear celulares piratas a partir de setembro

Imagem Ilustrativa
Um sistema operacional desenvolvido por pesquisadoras brasileiras deve por fim a utilização de aparelhos celulares e tablets de marcas que não possuem certificação da Anatel. Na segunda-feira (17), o software começa a mapear os equipamentos em uso em todo Brasil para a criação de um banco de dados. 
Os equipamentos que forem considerados irregulares serão desativados a partir de setembro. A medida vai atingir celulares piratas e originais importados que não tenham sido homologados pela Agência.

Para saber quais marcas e modelos foram certificados pela Anatel, clique aqui
A criação do sistema foi financiada pelas operadoras de telefonia móvel Oi, Claro, Tim e Vivo e custou aproximadamente R$ 10 milhões. Objetivo é tirar de circulação aparelhos conhecidos como ‘xing ling’, que geralmente chegam ao Brasil por contrabando. O projeto levou quase dois anos para ser concluído.

Ainda não se sabe quantos celulares e tablets funcionam no país sem o reconhecimento da Anatel. De acordo com a Agência, usuários desse tipo de aparelho serão notificados antes da suspensão do serviço. 
Créditos: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.