quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pinturas rupestres descobertas na Indonésia podem mudar conceito de evolução humana

petroglifos, historia, arqueologia, indonesia, sulawesiImagens de animais selvagens e desenhos estereotipados de mãos humanas adornam uma das cavernas na ilha indonésia de Celebes (Sulawesi). Os cientistas acreditam que os petróglifos mais antigos têm uma idade de cerca de 40 mil anos.
"Uma imagem da mão foi realizada há pelo menos 39 mil anos. É a imagem mais antiga feita usando um estereótipo. Ao lado dela está um desenho representando o porco, que foi criado, como mínimo, há 35.400 anos. É um dos espécimes mais antigos, se não o mais antigo, da pintura realista", afirma Maxime Aubert, pesquisador da Universidade Griffith (Austrália), que determinou a idade dos desenhos a partir da idade das acumulações de calcário na caverna.
Segundo o cientista, na caverna há também desenhos criados 27 mil anos atrás, o que sugere que as gerações de seus habitantes praticavam a pintura rupestre ao longo de pelo menos 13 mil anos.
Até o presente momento, as mais antigas pinturas rupestres foram encontradas apenas na Europa Ocidental. A idade dos desenhos descobertos na ilha indonésia tem a ver com a evolução do homem sob uma ótica nova, observa a BBC.Foto: REUTERS/Kinez Riza/Handout via Reuters
Créditos: Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.