terça-feira, 7 de junho de 2016

Teste de zika passa a ter cobertura obrigatória por plano de saúde

A partir do dia 6 do mês que vem, gestantes e recém-nascidos poderão realizar, gratuitamente, os testes que indicam a infecção pelo vírus da zika pelos planos de saúde. Segundo resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicada ontem no Diário Oficial da União, os procedimentos passam a ter cobertura obrigatória por todos os planos de saúde que atendem estes dois públicos.  
A ANS definiu a incorporação de exames para detecção do zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura que os planos são obrigados a oferecer aos clientes. Pela resolução, os planos devem cobrir três tipos de exames: o PCR, para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.
“A ANS realizou de forma extraordinária a incorporação de testes laboratoriais para o diagnóstico da zika por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, informou a diretora de Normas da agência, Karla Coelho. Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães infectadas, bem como nos recém-nascidos com más-formações suspeitas de terem sido causadas pelo vírus. A expectativa é que sejam beneficiadas mais de 500 mil gestantes e quase dois mil recém-nascidos em todo o país.
Créditos: Correio 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.