sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Umidade relativa do ar baixa a até 11% em Patos-PB e atinge níveis do deserto do Saara, na África


Vista de Patos, no SertãoAs estações de meteorológicas do Governo do Estado registraram a umidade relativa do ar de 14% na região de Patos (no Alto Sertão da Paraíba,a 307 quilômetros de João Pessoa). Para se ter uma ideia, na Capital ela foi de 57% e em Campina Grande chegou a 34%. "Na parte da tarde [em Patos], que é o período mais crítico, já chegou a 11%”, alertou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Esta umidade relativa do ar registrada em Patos chegou a níveis críticos, semelhantes aos do Deserto do Saara, na África, que possui uma média entre 10% e 15%. O índice é classificado como estado de alerta de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A umidade relativa do ar ideal deve oscilar entre 50 a 80%, lembrando que a temperatura interfere e, muito na umidade do ar. Invernos onde o índice de evaporação é menor tende a ter uma umidade menor e, vice-versa

As altas temperaturas também foram registradas nas cidades de Patos e Sousa, na região do Sertão paraibano. Os termômetros marcaram 38,9ºC e 37,5ºC, respectivamente. São oito graus centígrados a mais do que o registrado na Capital. Em João Pessoa temperatura máxima é de 31°c. Já em Campina Grande a máxima alcançou 32,2°c.

Os dados foram divulgados por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), responsáveis pelo monitoramento diário das temperaturas. “Em outubro nós registramos 39ºC em Patos. A tendência é de que até o final do ano tenhamos muito calor naquela região”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. Já no caso da umidade relativa do ar, foi observada uma queda em relação ao mês de novembro nos anos anteriores. “A média do dia inteiro era em torno de 50% e atualmente estamos com 30%.  
A previsão do tempo para as próximas 24 horas está disponível no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br). A página eletrônica também disponibiliza dados agrometeorológicos (quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo) medidos em tempo real, além da relação completa das barragens monitoradas pela Aesa, com os respectivos volumes.
 O município de Patos está entre os 195 municípios que enfrentam uma longa estiagem no interior paraibano e vive sob estado de calimidade pública reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional. A população da zona urbana do município, estimada pelo IBGE, é de 97.296 habitantes, contra 3.399 que residem na zona rural. 
Classificação

Quando a umidade relativa do ar oscila entre 30% a 20%, há um estado de atenção. Deve se evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.

De 20 a 12%, o estado é de alerta. São as mesmas recomendações da fase anterior, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Abaixo de 12% já é para um estado de emergência. Além das recomendações mencionadas, não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações como cinemas.

Leia mais no Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.