quarta-feira, 30 de abril de 2014

Venezuela: Maduro anuncia aumento de 30% nos salários de trabalhadores e pensionistas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem (29) um aumento de 30% no valor do salário mínimo para trabalhadores e pensionistas. Com a medida, que entrará em vigor no dia 1º de maio, o salário mínimo venezuelano passará  para 4.251 bolívares. Ele anunciou também a mudança do nome do Ministério do Trabalho para Ministério de Proteção do Processo Social do Trabalho.
O anúncio foi feito durante reunião com representantes de setores sindicais, empresários privados e funcionários de empresas públicas, no fim da tarde, no Palácio de Miraflores, em Caracas. É o segundo aumento salarial que o governo anuncia neste ano.
O presidente também convocou uma marcha de trabalhadores para 1º de maio. “Vale mais que ouro a qualidade do emprego e a capacidade de gerar emprego estável e protegido. Mostramos que é possível fazer isso, e agora vamos todos para esta marcha de trabalhadores da classe trabalhadora”, afirmou.
Maduro contabilizou  que durante o governo de Hugo Chávez e em sua gestão foram dados 25 aumentos de salário mínimo e pensões, para combater a inflação. A inflação de 2013 foi superior a 50%, e nos três primeiros meses deste ano já ultrapassa 10%.
Sobre a mudança no nome do ministério, o presidente venezuelano disse que a medida fortalece o “propósito” do governo de entrar em sintonia com a visão de trabalho socialista bolivariano.
*Com informações da TV Multiestatal Telesur
Créditos: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.