sábado, 27 de agosto de 2016

Réus, cassados e até condenado viram “juízes” no impeachment de Dilma

Chamados de “verdadeiros juízes” pelo presidente do STF no início do julgamento, colecionam problemas no próprio Supremo. Um em cada três senadores é alvo de investigação na mais alta corte do país.

Na abertura do julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que conduz a sessão, fez uma advertência aos senadores: “Os parlamentares congregados nesta Casa de leis transmudam-se, a partir de agora, em verdadeiros juízes”. O novo figurino parece desconfortável a um terço do Senado. Um em cada três senadores que vão julgar a petista responde a investigações ou ações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as acusações, corrupção, crime eleitoral, lavagem de dinheiro, desvio de verba pública e crime de responsabilidade – denúncia pela qual Dilma também responde.
Dos 81 integrantes do Senado, 26 são alvos de inquérito ou ação penal no Supremo, a corte presidida por Lewandowski. Ao menos 13 senadores são suspeitos de participar do petrolão, o maior esquema de corrupção descoberto no país. Dos 24 que tinham pendência criminal na sessão que suspendeu o mandato de Dilma, em 12 de março, 18 votaram a favor do afastamento, e seis foram contrários. (Por Luma Poletti )
Créditos: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.