terça-feira, 20 de setembro de 2016

ONU suspende operações humanitárias na Síria após ataque

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) anunciou nesta terça-feira (20) que todas as operações humanitárias na Síria "estão suspensas" após o ataque contra um comboio humanitário na segunda-feira (19), na região de Aleppo.
"Por enquanto não temos uma visão global do que aconteceu, mas foi tomada a decisão que todas as operações humanitárias na região estão suspensas por enquanto", afirmou em entrevista coletiva o porta-voz da OCHA, Jens Laerke.
Pelo menos 18 caminhões de um comboio de ajuda humanitária, organizado pela ONU e pelo Crescente Vermelho, foram atingidos por um bombardeio nesta segunda-feira (19) perto da cidade de Urum al Kubra, no norte da província de Aleppo.
Segundo o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, o comboio de 31 caminhões levava mantimentos para 78 mil pessoas que estão isoladas em Urum al Kubra. O incidente ocorreu durante um ataque aéreo na cidade.
"Nossa indignação com esse ataque é enorme. O comboio foi resultado de um longo processo de permissão e preparação para ajudar civis isolados", disse o enviado especial da ONU para a crise Síria, Staffan de Mistura.
A ONU não informou se houve vítimas no ataque. No entanto o Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que pelo menos 12 pessoas morreram no bombardeio. A maioria das vítimas seria motorista dos caminhões e uma dela era funcionário do Crescente Vermelho.
Responsabilidade
Os EUA responsabilizaram a Rússia pelo ataque aéreo a um comboio humanitário. O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, disse em comunicado que tanto o governo russo como o regime de Assad "conheciam o destino deste comboio".
"Os Estados Unidos vão tratar deste tema diretamente com a Rússia. Dada esta violação flagrante da cessação de hostilidades, nós vamos pensar nas perspectivas futuras de cooperação com a Rússia", afirmou Kirby.(G1). Foto: Omar Haj/AFP.
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.