sábado, 1 de dezembro de 2012

Presidente palestino apela por volta da negociação de paz com Israel


O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta sexta-feira (30) a retomada dasnegociações de paz com Israel e o fim da colonização, um dia após a aprovação do status de Estado observador não membro da ONU para a Palestina pela Assembleia Geral do organismo diplomático.
"Disse mil vezes que queremos retomar as negociações e estamos dispostos a fazê-lo (...), mas existem não menos de 15 resoluções da ONU que consideram que a colonização é ilegal e um obstáculo para a paz (...) Por que (os israelenses) não suspendem a colonização?", disse Abbas ajornalistas em Nova York.
Pouco antes, Israel anunciou a autorização para construir mais 3 mil casas em assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, no que foi considerado uma "represália" pelos palestinos, um dia após a vitória diplomatica nas Nações Unidas, considerada pelo presidente Abbas como uma "certidão de nascimento" da Palestina.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considerou que, ao apresentar a solicitação na ONU, os palestinos "violaram seus acordos com Israel".
"Israel atuará como consequência", acrescentou.
Ao obter o status de Estado não membro, a Palestina poderia teoricamente ratificar o Estatuto de Roma e recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.