sábado, 1 de fevereiro de 2014

Metrô de São Paulo suspende contratos de manutenção de trens sob suspeita

Metrô suspende contratos de manutenção de trens sob suspeitaO Metrô de São Paulo anunciou ontem (31) a suspensão por 90 dias dos contratos de reforma e manutenção de trens que estão sob investigação do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo .  “Embora não tenha constatado indícios de irregularidades nestes contratos, o Metrô reiterou à promotoria com esta parceria sua disposição em colaborar com as investigações e exigir o ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres públicos”, diz o comunicado da empresa.
Em dezembro, o MP pediu a suspensão imediata de dez contratos de reforma de 98 trens do Metrô, que totalizam R$ 2,5 bilhões. Segundo o MP, os contratos têm indícios de que houve irregularidade nas licitações para a escolha das empresas que fariam o serviço. De acordo com o órgão, sempre uma única empresa se candidatava a ganhar a licitação. Também há indícios de que houve o fracionamento, em dez contratos, da contratação do serviço na tentativa de esconder o valor total do contrato.
Na ocasião, o Ministério Público destacou, ainda, que três trens reformados entregues ao Metrô, e já em funcionamento, foram pivôs em acidentes nos últimos anos: em 1º de dezembro de 2012 (quando um trem andou sozinho na Estação Jabaquara e colidiu com outro); em 5 de agosto de 2013 (uma composição descarrilou na Linha 3 - Vermelha devido a um problema em uma peça); e em 16 de maio de 2013, (quando ocorreu, na Linha 3 - Vermelha, a colisão entre dois trens).
Créditos:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.