quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dilma garante ampliação do Pronatec

A presidenta Dilma Rousseff esteve em Belo Horizonte (MG) na tarde desta quarta-feira (20) e visitou a unidade do Senai Horto, que oferece cursos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dilma aproveitou a ocasião para garantir a continuidade do Pronatec em seu segundo mandato, com expansão de 12 milhões de matrículas e a ambiciosa meta de ter 20 milhões de matrículas registradas até 2018. Essa segunda fase do programa deve ter ênfase especial em micro e pequenos empreendedores. Durante a visita, a presidenta conversou com estudantes e conheceu as instalações de cursos como técnico em vestuário e eletromecânica. O Senai Horto, conhecido como um dos melhores centros de ensino técnico no Brasil, tem cerca de 11 mil alunos e mais de cinco mil deles estão matriculados em cursos oferecidos pelo Pronatec.

Dilma celebrou o fato de o programa ter alcançado em agosto a meta fixada para dezembro, de oito milhões de matrículas realizadas. “Esse é um programa pelo qual tenho um especial orgulho. Tenho dito que vamos entrar num novo ciclo de crescimento no Brasil e que as coisas estão sendo plantadas para isso. O Pronatec é a grande plantação para o futuro. Teremos outro país se tivermos uma geração de técnicos”, reforçou a presidenta.

A presidenta também ressaltou o vínculo entre Pronatec e outros programas sociais, como Bolsa Família, e destacou a importância dessas iniciativas para quebrar o que pode ser considerado uma tradição nefasta: várias gerações da mesma família sem acesso à educação e a oportunidades. “Sempre perguntavam a porta de saída do Bolsa Família. Não tem porta de saída, não: tem porta de entrada para o mundo do trabalho. No Bolsa Família as pessoas têm oportunidade de se qualificar e ganhar, com o suor do seu rosto, um salário melhor, e aí saem do Bolsa Família. Não é por decreto. Saem se tiverem oportunidade, senão não saem”, destacou a presidenta.
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.